Salvador

Lobato, Liberdade e Bonfim terão medidas restritivas a partir desta quarta; veja mudanças

Medidas serão suspensas no Centro e na Boca do Rio a partir desta terça-feira (19)

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Os bairros Lobato, Liberdade e Bonfim terão medidas restritivas a partir desta quarta-feira (20). O anúncio das normas, que visam restringir o avanço do novo coronavírus na capital baiana, foi feito pelo prefeito ACM Neto durante uma coletiva virtual realizada nesta segunda-feira (18).

Devido ao grande número de novos casos, o bairro de Plataforma permanecerá com as medidas restritivas por mais sete dias. Já o bairro da Boca do Rio e Centro da cidade terão as medidas preventivas suspensas a partir desta terça (19).

De acordo com o prefeito ACM Neto, nestas regiões onde as medidas foram suspensas, haverá condições para a população e acompanhamento da situação de um possível avanço do novo coronavírus. "Caso as coisas piorem, nós retornamos com as medidas e isso vai depender do morador, do comerciante. Se houver um respeito às regras que a Prefeitura irá impor, não vamos precisar retornar com as medidas restritivas", disse o prefeito.

Nestas regiões, todo o comércio deverá fornecer álcool em gel, será imposto dois metros de distância de um ambulante para o outro e o uso de máscara será obrigatório.


Medidas nos novos bairros
Em Plataforma, as ações restritivas e de proteção à vida seguem por mais sete dias. Sobre as restrições na Pituba, a definição se haverá continuidade ou não só será divulgada nesta quarta-feira (20). ACM Neto determinou, a partir também desta quarta (20), restrições e ações de proteção à vida em mais três bairros: Lobato, Bonfim e Liberdade, áreas onde, a exemplo de Plataforma e da Pituba, o número de casos da Covid-19 preocupa, com forte crescimento em maio, e é necessário ampliar o isolamento social.

Assim como em Plataforma, no Lobato, no Bonfim e na Liberdade o comércio formal e informal deve permanecer fechado a partir de quarta (20) e até o dia 26 de maio, com exceção de supermercados, farmácias, agências bancárias, lotéricas, estabelecimentos que fazem delivery, cartórios, repartições públicas, clinicas veterinárias, serviços de imagem e radiologia, atendimento de tratamento contínuo (oncologia, hemoterapia, hemodiálise) e laboratórios de análise clínica.

A Prefeitura vai realizar, nesses bairros com medidas regionalizadas, testes rápidos para detectar pessoas com a Covid-19, distribuição de máscaras, entrega de cestas básicas a ambulantes e feirantes, combate ao mosquito Aedes Aegypti e o projeto Cras Itinerante.