Salvador

Mãe Stella de Oxóssi sai da UTI e tem quadro de saúde estável

Mãe de santo está internada no Hospital da Bahia desde 28 de junho

Redação do Correio 24 Horas

A ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, 92 anos, saiu neste domingo (2) da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Hospital da Bahia e tem o quadro de saúde estável e sem intercorrências. De acordo com o boletim médico do hospital, ela ainda permanece na unidade, mas está lúcida, respirando sem ajuda aparelhos, em uso de medicação específica e sob vigilância médica.

Ainda de acordo com o boletim, a mãe de santo deve continuar internada para tratamento de quadro hipertensivo e neurológico. Ela deu entrada na unidade médica no dia 28 de junho, com suspeita de infarto, depois de sentir fortes dores de cabeça e na região do tórax. 


Ainda na UTI, a ialorixá ficou sob os cuidados do cardiologista Jadelson Andrade e passou por procedimentos e exames que ajudaram a definir o diagnóstico de Encefalopatia Hipertensiva (hipertensão arterial associada a cefaleia intensa). 

Mãe Stella foi internada este ano, em fevereiro, também com suspeita de infarto. Ela foi encaminhada para o mesmo hospital e teve alta no dia seguinte.

A ialorixá é uma das mães de santo mais famosas do país. Ela é uma referência no combate ao racismo e à intolerância religiosa. Foi iniciada no candomblé aos 14 anos e está à frente do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá. 

Mãe Stella também ocupa a cadeira de número 33 da Academia de Letras da Bahia, cujo patrono é Castro Alves. Ela tem 9 obras publicadas e é Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Esse ano, a religiosa lançou um aplicativo.