Salvador

Mateus Aleluia ministra oficina de música gratuita na Caixa Cultural

Inscrições gratuitas acontecem a partir deste sábado (28)

Redação Correio 24h

O cantor e compositor Mateus Aleluia comanda o workshop “Afro Barroco em Oficina Musical” na Caixa Cultural Salvador, nos dias 4 e 5 de novembro. As inscrições são presenciais e podem ser feitas a partir deste sábado (28), na recepção da Caixa Cultural, na Carlos Gomes, das 9h às 18h. As oficinas são gratuitas e recomendadas para maiores de 16 anos. As 40 vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição.

A oficina é teórica e se desdobra sobre a fusão das culturas africana e barroca, no processo de formação identitária brasileira. As atividades acontecerão das 15h às 17h, nos dois dias do evento. O workshop, idealizado pelo próprio Mateus Aleluia e executado dentro do programa educativo Gente Arteira, contemplará 40 participantes.
 
No Workshop, o músico de 73 anos conduzirá os participantes a discutir a formação sociocultural brasileira, focando na história dos negros africanos até o dia de hoje. Durante a atividade Mateus Aleluia abordará elementos musicais da sua carreira com Os Tincoãs, grupo musical com trabalho vocálico bastante apurado, do qual o cantor é remanescente. Segundo ele, a oficina e Os Tincoãs guardam entre si, a semelhança de terem o enredo focado na mestiçagem artística cultural baiana.