Salvador

Mau tempo: chuva deve permanecer pelos próximos dias em Salvador

Defesa Civil alerta para o risco de alagamentos e deslizamentos de terra

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Salvador amanheceu com mau tempo nesta terça-feira (24) e a previsão para as próximas horas na cidade é de chuvas moderadas a fortes, de acordo com o boletim meteorológico da Defesa Civil (Codesal).  

Para esta quarta e quinta-feira (25 e 26), a previsão é de céu parcialmente nublado com possibilidade de chuvas fracas e isoladas, a qualquer hora do dia. A Codesal reforça que o mau tempo pode provocar alagamentos e deslizamentos de terra. 

O órgão alerta que qualquer situação de emergência pode ser informada através do 199, o disque emergência da Defesa Civil que funciona em plantão 24 horas. 

"O atendimento continua normal na Codesal, órgão que integra a categoria de serviços fundamentais do município. Apenas pedimos a todos que fiquem em suas casas e evitem aglomerações, única forma de conter a pandemia de coronavírus", afirma o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo. 

Até as 14h30 desta terça-feira (24), a Codesal recebeu 88 solicitações. Foram dois alagamentos de imóvel, 17 ameaças de desabamento, 14 ameaças de deslizamento, quatro árvores ameaçando cair, sete árvores caídas, dez avaliações de imóveis alagados, um desabamento de imóvel, dois desabamentos de muro, três desabamentos parciais, 22 deslizamentos de terra, um incêndio, duas infiltrações e três orientações técnicas. 

Atenção
A Codesal salienta também que o mau tempo deixa o mar agitado, com fortes ventos na Baía de Todos-os-Santos, o que torna a navegação não recomendável. O órgão diz ainda que está trabalhando esquema de plantão para atender qualquer chamado, a fim de garantir a segurança civil da população e evitar riscos aos moradores.