Salvador

Metrô terá operação reforçada para jogo do Bahia nesta quarta-feira (17)

Estação Campo da Pólvora fica a 400 metros da Arena Fonte Nova, local onde acontece o duelo entre Bahia x Grêmio

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em


O sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas terá operação especial nesta quarta-feira (17), em decorrência do jogo entre Bahia e Grêmio, às 19h15, na Arena Fonte Nova, válido pelas quartas de final da Copa do Brasil.

Para atender a demanda de torcedores que irão ao estádio, a CCR Metrô Bahia irá aumentar a quantidade de trens na operação e diminuir o intervalo entre as viagens. Além disso, as bilheterias serão reforçadas para garantir o atendimento a todos os usuários do transporte. A estação Campo da Pólvora fica a 400 metros da Fonte Nova.

Foto: Divulgação

A concessionária que gerencia o metrô também irá reforçar o quadro de Agentes  de Atendimento e Segurança (AASs) e o monitoramento eletrônico será realizado por mais de 2.000 câmeras das estações, trens, passarelas de acesso e terminais de ônibus. A Polícia Militar irá dar suporte nas áreas de acesso e entorno do sistema. As imagens das câmeras são acompanhadas em tempo real diretamente do Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária e das Salas de Supervisão Operacional (SSOs) de cada estação.


Dica de viagem
O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas está integrado com os ônibus urbanos e metropolitanos. Para evitar filas e garantir a integração tarifária, a dica é adquirir o cartão do metrô para ida e volta, com antecedência. A tarifa do metrô é de R$ 3,70. Quem já tem o Cartão Integração do Metrô, pode antecipar a recarga nas bilheterias ou nas máquinas de autoatendimento das estações, podendo pagar, inclusive, com cartão de débito das bandeiras Visa, Mastercard e Elo. O cartão avulso, que dá direito a uma única passagem, também pode ser comprado antecipadamente em qualquer bilheteria. Outra facilidade é a possibilidade de adquirir cartões pré-carregados nas máquinas vending machines instaladas nas estações. Os clientes também podem utilizar os cartões de integração Metropasse e SalvadorCARD no metrô.

Primeiros socorros
O sistema metroviário também conta com uma estrutura completa de primeiros socorros. Todas as estações possuem salas, recursos e aparelhos apropriados para esse atendimento. A equipe de agentes é treinada e capacitada para atuar como brigadistas e prestar o devido atendimento aos clientes, sempre que necessário. Em alguns casos, os próprios agentes fazem a condução do cliente para atendimento médico em unidade hospitalar mais próxima da ocorrência. O encaminhamento é feito em viaturas próprias que ficam distribuídas em pontos estratégicos do sistema.

Guia do usuário do metrô

Para viajar tranquilo, o usuário do metrô deve ficar atento às orientações, conforme estabelecido no Decreto Estadual nº 15.197, que proíbe:
· Fumar ou manter aceso cigarro, acender fósforos ou isqueiro;
· Consumir bebidas alcoólicas;
· Entrar ou permanecer sem camisa ou sem calçados;
· Portar arma de fogo ou materiais inflamáveis, explosivos ou corrosivos;
· Ultrapassar a faixa amarela de segurança da plataforma, a não ser para entrar e sair do trem quando este já estiver parado e com as portas abertas;
· Colocar os pés nas paredes das estações, bancos e laterais dos trens;
· Quebrar, danificar, sujar, escrever ou desenhar nas instalações e equipamentos pertencentes à Concessionária;
· Utilizar aparelhos sonoros, tocar instrumentos ou emitir falas e cantos que atrapalhem a perfeita audição dos serviços de sonorização.