Salvador

Moradores da Ilha de Maré estão sem água há cinco dias

Um dos estabelecimentos afetados é o restaurante Preta

Redação Correio 24h


Onde Está Meu Trio?


Moradores da Ilha de Maré, em Salvador, denunciaram neste sábado (3), que a localidade está sem água há cinco dias. De acordo com os moradores, o problema foi causado pela falta de abastecimento da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). 


O tradicional restaurante Preta, que atrai soteropolitanos e turistas, chegou a anunciar que não vai funcionar neste sábado. Em comunicado postado nas redes sociais, o estabelecimento lamenta a situação. “Por ser um fato recorrente e rotineiro na ilha, é impossível hoje manter o funcionamento normal do restaurante”, dizem. 

Essa é a nossa Bahia de todos os Santos.... Não são fatos isolados, é frequentemente!

Uma publicação compartilhada por Restaurante Preta (@restaurantepreta) em

Ao CORREIO, a proprietária do Preta, Angeluci Figueiredo, contou que a casa receberia 80 pessoas neste sábado. Ela diz que ainda não sabe estimar o prejuízo financeiro. 

“Não vamos atender nenhum cliente. A falta de água sempre acontece e a Embasa nunca comunica a população, sob hipótese alguma. Está assim há cinco dias. Eu trabalho com coisas frescas, mariscos. Como posso atender no restaurante?”, questiona. 

No mês passado, a coluna de Ronaldo Jacobina no CORREIO anunciou que o restaurante sairá da Ilha de Maré, onde foi fundado. O Preta passará a funcionar na Ilha dos Frades. 

“É por isso que estou saindo da Ilha de Maré. Trabalho numa situação de guerra. Eles não dão previsão nenhuma de quando vai voltar. Isso não é uma coisa de agora. Tenho vários números de protocolo da Embasa e eles sempre dizem que não tem problema na região”. 

Ainda segundo Angeluci, a maior parte das residências da Ilha de Maré usa ‘gato de água’. “Eles (a Embasa) não conseguem resolver o problema das pessoas que têm gato de água, que é uma quantidade muito maior do que as que pagam pela água”, explica. 

Em nota enviada ao CORREIO, a Embasa informou que o abastecimento foi suspenso devido a um vazamento na adutora subaquática. 

A Embasa informa que o abastecimento está suspenso na localidade de Ilha de Maré devido a um vazamento na adutora subaquática. “As equipes da empresa já estão mobilizadas para correção do vazamento. O serviço de correção é um trabalho de grande complexidade. A previsão é de que o serviço seja concluído no domingo (04)”, afirmam.