Salvador

Mutirão de prevenção do glaucoma e da catarata é realizado em Salvador

Consultas médicas e exames específicos serão realizados gratuitamente no dia 18

Redação iBahia (agenda@portalibahia.com.br)
A Fundação Lar Harmonia em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador promove campanha de prevenção ao glaucoma e à catarata em Salvador. O Mutirão de Glaucoma e da Catarata acontece no dia 18/07 (sábado) das 7h às 13h, no Ambulatório Médico Eurípedes Barsanulfo, na sede da fundação, em Piatã. As 300 senhas para atendimento serão distribuídas das 7h às 9h.
Consultas médicas e exames específicos serão realizados, gratuitamente, em homens e mulheres acima de 40 anos. Conforme os idealizadores do mutirão, os interessados devem levar ao local do atendimento RG, comprovante de endereço e Cartão SUS. Os pacientes diagnosticados com catarata e glaucoma serão encaminhados para cirurgia e tratamento especializado na Clínica Clivan.
O glaucoma é uma doença ocular causada pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico comprometendo a visão e que na falta de tratamento adequado, pode levar à cegueira. A doença atinge pessoas acima de 40 anos e pode ser assintomática. Já a catarata, caracteriza-se pela formação de visão nublada, como se olhasse por uma janela embaçada ou enevoada. Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler e dirigir um carro e progredir até prejudicar completamente a visão. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira mundo.
De acordo com o oftamologista e coordenador do mutirão, Adilson Afonso, a prevenção é vital para combater a doença: “Por ser uma doença silenciosa, é importante que o paciente faça exames de rotina constantes para uma possível detecção. Se o glaucoma for diagnosticado e tratado de forma correta no início, as chances de controle são maiores, minimizando os riscos a visão”.
Sobre a Fundação Lar Harmonia 
A Fundação Lar Harmonia presta assistência médica, psicológica, emocional, espiritual e social às famílias carentes do Bairro da Paz, Alto do Coqueirinho e Baixo do Tubo, em Salvador. Criada em 1994, a instituição desenvolve diversos projetos sociais, com parcerias públicas e privadas, como a Escola Integral Allan Kardec, a Creche-Escola Teresa Cristina, o Ambulatório Médico-Odontológico Eurípedes Barsanulfo, o Núcleo de Psicologia C. G. Jung, o Núcleo Jurídico Maria Terezinha F. F. de Novaes, a Editora e Distribuidora de Livros Harmonia, o Núcleo de Assistência Social Francisco de Assis e as Oficinas Profissionalizantes Bezerra de Menezes. Atualmente, a Fundação Lar Harmonia está construindo um Lar para Idosos.