Salvador

Obras do Largo Dois de Julho e Mercado Municipal devem ser entregues em setembro

Novo Mercado terá 12 boxes com balcões frigoríficos e área externa para abrigar cerca de 70 feirantes

Redação Correio 24h

A obra de requalificação do Largo Dois de Julho, que inclui a reforma do Mercado Municipal com mesmo nome, em Salvador, deverá ser entregue até o início de setembro. Com as intervenções, o novo Mercado Dois de Julho terá 12 boxes com balcões frigoríficos e área externa para abrigar cerca de 70 feirantes. Já foram realizados serviços de requalificação na iluminação do entorno e de pintura, implantação de proteção – para impedir a passagem de veículos em locais estratégicos –, além da recuperação de piso e paralelos,  desobstrução de caixas e drenagem. A recuperação segue também no entorno do Largo Dois de Julho e abrange obras da Rua da Forca, Do Cabeça e do Largo Inocêncio Galvão. De acordo com a titular da Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop), Rosemma Maluf, além das intervenções estruturais também serão realizadas, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas na Bahia (Sebrae-Bahia), ações voltadas à requalificação comercial dos estabelecimentos localizados no entorno do espaço.

(Foto: Milena Abreu/Agecom)

“No momento, está sendo realizada uma pesquisa com moradores e clientes dos comércios locais para identificar o perfil e os anseios do público. Este diagnóstico dos negócios será necessário para que a partir daí possam ser montadas capacitações estratégicas que serão feitas para aperfeiçoamento dos estabelecimentos do bairro”, esclarece Rosemma.Participarão deste processo cerca de 50 empresários, além de feirantes e ambulantes. Os estabelecimentos que receberão capacitação possuem áreas diversas de atuação e englobam desde bares e restaurantes a padarias. Uma das propostas desta ação é fortalecer o roteiro gastronômico do bairro, que possui espaços culinários consolidados como o Porto do Moreira e o Feijão do Fuscão.Capacitação

Segundo a gestora de Projetos de Revitalização de Espaços Comercias do Sebrae, Idimara Dantas, as capacitações devem ter início no mês de setembro. “Faremos uma apresentação para os comerciantes de todas as capacitações na área de tecnologia que o Sebrae possui para que possamos dar início efetivamente às capacitações”.A reunião ocorrerá no restaurante São Vicente, no Dois de Julho, onde acontecem semanalmente as reuniões de governança do projeto. Com os ambulantes já está sendo executado um trabalho de consultoria no mesmo local onde eles atuam, além de encaminhamento para realização de oficinas. Idimara estima que sejam atendidos cerca de 250 ambulantes.A requalificação foi feita pela Semop e integra as ações dos programas Território Empreendedor da Avenida Sete de Setembro e de Requalificação dos Mercados de Salvador, previstos no Planejamento Estratégico da prefeitura.

Correio24horas