Salvador

Ônibus com ar-condicionado começam a circular em Salvador nesta sexta-feira

Saiba quais são as linhas que irão receber os novos veículos

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

A partir desta sexta-feira (9), Salvador terá um total de 250 veículos equipados com ar-condicionado circulando pela cidade.O anúncio foi feito no início da tarde pelo prefeito ACM Neto, pelo vice Bruno Reis e pelo secretário de Mobilidade, Fábio Mota, no estacionamento ao lado do novo Centro de Convenções, na Boca do Rio.

Foto: Valter Pontes/Secom
Quando encerrou o evento, os novos ônibus já começaram a circular em duas linhas: Sussuarana – Barra R1 e Boca da Mata – Pituba.

Neste sábado (10), será a vez dos veículos das linhas Cabula 6 – Ribeira R2, Conjunto Pirajá 1 – Engenho Velho da Federação e Paripe – Aeroporto (via Cajazeiras). Todos os atuais ônibus dessas cinco linhas serão substituídos por coletivos zero quilômetro climatizados.

Conforme ressaltou o prefeito, os novos coletivos irão atender predominantemente áreas periféricas da cidade, a exemplo do Subúrbio e do chamado “miolo” de Salvador, e irão beneficiar, neste momento, bairros como Sussuarana, Ribeira, Cabula, Boca da Mata, Pirajá, Engenho Velho da Federação e Paripe.

Até o final do ano, as seguintes linhas entrarão em operação com os novos ônibus com ar-condicionado: Nova Brasília/Jardim Nova Esperança/Sete de Abril – Pituba; Pau da Lima – Campo Grande/Barra; Cajazeiras 11 – Ribeira; Ribeira – Pituba; Marechal Rondon/São Caetano – Brotas; Mirantes de Periperi – Itaigara. Algumas delas, inclusive, já podem começar a operar ainda neste mês de agosto, o que será informado pela Prefeitura.

"Chegou a hora de realizar esse sonho antigo de Salvador. Só quem anda de ônibus sabe a importância desse dia. E estamos colocando esses ônibus novos, com ar-condicionado, sem repassar os custos para a população, já que a Prefeitura assumiu essa conta ao isentar as empresas do pagamento do ISS, da taxa da Arsal (Agência Reguladora de Salvador) e da outorga. Assim, vamos garantir a chegada de mil novos veículos climatizados até 2022, sendo 250 por ano", declarou ACM Neto.