Salvador

Operadores de Zona Azul começam a aceitar cartões de débito e crédito

Com o início da operação para cartões, o usuário terá as mesmas condições de pagamento já oferecidas por meio dos aplicativos credenciados pelo órgão.

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

A Zona Azul de Salvador passará a aceitar crédito e débito através de cobrança eletrônica e terá a cartela de papel extinta a partir desta terça-feira (30). Os primeiros a aceitarem o novo modelo serão os operadores lotados na região do Comércio, que passarão a utilizar as máquinas para venda de tíquetes digitais para estacionamento, encerrando de vez a comercialização de cartelas de papel no local.

Os condutores que utilizarem uma das vagas da região já poderão adquirir os créditos de forma digital junto aos operadores, ou através dos apps credenciados pela Transalvador. Já a partir desta quarta-feira (31), é a vez dos operadores da região da Barra e Rio Vermelho começarem a aceitar os cartões como forma de pagamento pela Zona Azul.

Com o início da operação para cartões, o usuário terá as mesmas condições de pagamento já oferecidas por meio dos aplicativos credenciados pelo órgão. “Assim como já acontece nos aplicativos, agora o condutor terá também essa opção de pagamento com cartão junto aos operadores, dando maior possibilidade de escolha da forma de pagamento e oferecendo maior comodidade ao usuário”, contou Fabrizzio Müller, superintendente da Transalvador.  A expectativa é que, até outubro, todas as áreas de zona azul já estejam completamente digitalizadas.



Novo modelo


O usuário que não quiser utilizar um dos aplicativos de Zona Azul Digital, pode adquirir o tíquete com o operador, que utiliza uma máquina portátil com GPS para registro do veículo na vaga, pagamento e emissão de comprovante de estacionamento, que não precisa ser deixado no veículo. A fiscalização é feita por agentes de trânsito nos mesmos moldes do que já é praticado para quem utiliza aplicativo. Ao fazer a leitura da placa no sistema, é possível identificar se a situação do veículo no local está regular ou não.