Painel Atitude Digital

Painel Atitude Digital debate sobre Redes Colaborativas e Aprendizado

Bate-papo é mediado por Vicente Aguiar, sócio-fundador da COLIVRE, uma Cooperativa de Trabalho em Tecnologias Livres

Redação iBahia
- Atualizada em

Palco de diversas iniciativas de contexto educacional, o digital permite a criação de ambientes inclusivos nos quais o foco está no aprendizado colaborativo e não simplesmente no ensino unilateral. Para falar um pouco mais sobre este tema, o Painel Atitude Digital trará no dia 19 de agosto, às 15 horas, a mesa Rede Colaborativas e Aprendizado. Nela, Henrique Foresti, idealizador da plataforma Roboliv.re, e Débora Abdalla, coordenadora do projeto Onda Digital, conversarão sobre redes colaborativas, comunidades virtuais e conhecimento compartilhado. O bate-papo é mediado por Vicente Aguiar, sócio-fundador da COLIVRE, uma Cooperativa de Trabalho em Tecnologias Livres.

Além de atuar como curador nos principais eventos de Robótica e Tecnologia da América Latina, Henrique é engenheiro de sistemas no Instituto CESAR, um dos principais centros de pesquisa e inovação do país, e doutorando no Centro de Informática da UFPE. Desde 2005, ajuda a promover o ensino da robótica para qualquer pessoa que tenha interesse através da metodologia Roboliv.re que, baseada numa rede colaborativa online, é usada para levar aulas presenciais de robótica às escolas públicas do Recife.

Foto: Divulgação
Através do viés da inclusão sociodigital, Débora Abdalla traz para a conversa suas experiências com o Onda Digital, o programa permanente de ensino, pesquisa e extensão em Informática, Educação e Sociedade da UFBA, no qual atua como pesquisadora e coordenadora desde 2004.

O mediador da conversa será Vicente Aguiar, organizador e co-autor do livro 'Software Livre, Cultura Hacker e Ecossistema da Colaboração', além de membro da equipe do Projeto Noosfero – uma solução em software livre, onde é possível criar a sua própria rede social e ali usar de seus diversos recursos como blog, fórum de discussão, portfólio online e agenda de eventos.

Painel Atitude Digital
- Big Bata, Cidades Inteligentes, Redes Colaborativas, Representatividade, Comunicação Digital, Influência, Aprendizado, Robótica, Interações Sociais e Comunidades, serão os temas debatidos na primeira edição do Painel Atitude Digital. O evento vai estabelecer conversas sobre comportamento e cultura em mesas e oficinas com a participação de nomes locais e nacionais de destaque, que têm contribuído para o estudo do ambiente digital, e suas evoluções.Ao todo são cinco mesas e duas oficinas, que buscam apresentar conexões entre as mudanças no nosso olhar perante o mundo e as principais tendências da cultura digital.
 
Incentivo à cultura - A CAIXA investiu mais de R$ 385 milhões em cultura nos últimos cinco anos. Em 2018, nas unidades da CAIXA Cultural em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, está prevista a realização de 244 projetos de Artes Visuais, Cinema, Dança, Música, Teatro e Vivências.
 
A CAIXA Cultural Salvador foi inaugurada em 1999, no prédio datado do século XVII, que já abrigou a antiga Casa de Orações dos Jesuítas e onde, ao longo da história, já trabalharam personalidades como Glauber Rocha, Caetano Veloso e Lina Bo Bardi.
 
Após ser tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e restaurada pela CAIXA, a Casa hoje oferece ao público duas galerias de arte, um anfiteatro, um salão para espetáculos, uma sala para eventos e uma sala de oficinas, constituindo importante espaço de difusão cultural localizado no centro de Salvador (BA), com sala para eventos e uma sala de oficinas, constituindo importante espaço de difusão cultural localizado no centro de Salvador.