Salvador

Palco que desabou no Pelourinho será remontado e festa está mantida

A Bahiatursa informou que a montagem será concluída até a amanhã desta quinta-feira

Redação Correio 24h

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) desinterditou o palco que desabou na tarde desta terça-feira (20), no Terreiro de Jesus, no Pelourinho. O local foi interditado pela Sedur depois que quatro operários que trabalhavam na montagem da estrutura ficaram feridos por conta do acidente. O palco será desmontado e remontado novamente. 

Em nota, a Sedur informou que a empresa responsável pela montagem do palco apresentou um relatório técnico e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de um engenheiro habilitado, além de um documento informando sobre a conclusão da perícia pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). O palco foi montado a pedido da Bahiatursa, órgão do governo do estado. 

Foto: Betto Jr/ CORREIO

Segundo a prefeitura, a estrutura será desmontada para que seja erguida outra. O relatório apresentado pela empresa aponta os procedimentos que serão adotados para a desmontagem e montagem da estrutura. 

A Bahiatursa informou, também em nota, que a montagem do palco será concluída até a manhã desta quinta-feira (22), e que a programação da festa no espaço está mantida. Os operários voltaram a trabalhar na estrutura após a liberação da perícia técnica e do alvará da Sucom. "Foram adotadas todas as providências necessárias para garantir a retomada da montagem. A Bahiatursa, solidária, espera a pronta recuperação dos operários que sofreram o acidente", diz a nota.

Foto: Betto Jr/ CORREIO

O desabamento aconteceu por volta das 14h30 e deixou quatro operários machucados. Todos receberam os primeiros socorros no local e três deles precisaram ser socorridos para o Hospital Geral do Estado (HGE). A Bahiatursa não divulgou o estado de saúde das vítimas. 

José Bispo dos Santos, 40 anos, foi a vítima que chegou em estado de saúde mais grave e precisou ser entubado. Manoel Régis Santos, 57, perdeu três dentes na queda e teve tórax e rosto lesionados. Isaías Santana Barbosa, 46, teve lesões no rosto, olho direito, braço direito e perna direita. Alessandro Macedo dos Santos, 43, teve escoriações leves e fratura na clavícula e foi transferido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Barris. 

Atrações

Segundo a Secretaria Estadual de Comunicação (Secom), as atrações vão se apresentar nos três palcos do Centro Histórico, armados no Terreiro de Jesus, Largo do Pelourinho e Cruzeiro de São Francisco (Sala de Reboco), e na Praça João Martins, em Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. 

No Largo do Pelourinho, a programação será aberta pela Orquestra Sanfônica, às 17h. Na sequência, apresentam-se Jeane Lima (às 19h), Arnaldo Farias (às 21h), Renato Fechini (às 23h) e Cangaia (à 1h). No Terreiro de Jesus, Adelmario Coelho faz o primeiro show no local, às 17h, seguido por Virgílio (às 19h), Dorgival Dantas (às 21h), Carlos Pitta (às 23h) e Nonô Curvêllo (à 1h). 


Confira a programação abaixo:


Quinta-feira (22)

Paripe

17h - Menina Forrozeira

19h - Saulo Fernandes

21h - Luan Santana

23h - Papazoni

1h - Pra Casar

Largo do Pelourinho

17h - Tio Barnabé

19h - Colher de Pau

21h - Carlos Vilela

23h - Val Macambira

1h - Gereba

Terreiro de Jesus

17h – Filomena

19h - Cicinho de Assis

21h - Flávio José

23h – Genard

1h - Jó Miranda

Cruzeiro de São Francisco (Sala de Reboco)

17h - Trio Anarriê

19h - Zefa di Zeca

21h - Rebeca Tárique

23h - Zelito Bezerra

1h - Zé de Tonha


Sábado (24)

Paripe

17h - Dan Valente

19h – Estakazero

21h – Pablo

23h - Seu Maxixe

1h - Jhony Paixão

Largo do Pelourinho

17h - Kiko Salli

19h - Cacau com Leite

21h - Flor de Maracujá

23h - Poiz é

1h - Jorge Zarath

Terreiro de Jesus

17h - Del Feliz

19h - Targino Gondim

21h - Geraldo Azevedo

23h - Zelito Miranda

1h - Tenison Del Rey

Cruzeiro de São Francisco (Sala de Reboco)

19h - Amor e Brasa

21h - Mel sem Pimenta

23h - Bando Virado no Mói de Coentro

1h - Cole Comigo