Salvador

Parceria e compartilhamento: como o Santa Izabel avança no tratamento contra o câncer

Hospital da Santa Casa da Bahia ampliou parceria com o grupo Oncoclínicas, reconhecido internacionalmente

Especial de Conteúdo
- Atualizada em


A atuação conjunta da Oncoclínicas com o Hospital Santa Izabel está trazendo avanços no tratamento dos pacientes com câncer. No último dia 5 de agosto, por exemplo, a parceria possibilitou a realização de uma bem sucedida intervenção cirúrgica de ressecção pulmonar por vídeo que beneficiou um paciente oncológico de 64 anos no centro cirúrgico do hospital. 


A intervenção envolveu a participação da Dra Paula Ugalde, cirurgiã torácica e pesquisadora da Universidade Laval, em Quebec, no Canadá, e do também cirurgião Dr. Ricardo Oliveira, que compartilharam decisões,interagirame definiram a melhor escolha da estratégia cirúrgica em benefício do paciente. 

Foto: Divulgação / Santa Casa

Nesse processo de compartilhamento de decisões, o paciente é colocado no centro das atenções, sendo envolvido nas etapas e decisões, o que eleva a qualidade do atendimento prestado. Além disso, a troca de informações entre os médicos aumenta o entendimento da doença e as possibilidades de implementação de novas estratégias. 


"A luta contra o câncer é uma causa da humanidade e que requer nossa máxima dedicação", afirma o provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves. A atuação conjunta com a Oncoclínicas, grupo brasileiro de reconhecimento internacional, acrescenta, qualifica as atividades do hospital. “Com investimentos contínuos em pesquisa, atualização constante, desenvolvimento de profissionais e incorporação de tecnologias, oferecemos à população os mais modernos tratamentos”, afirmou.