Salvador

Parque da Cidade é reinaugurado hoje com shows e área de meditação; veja fotos

O parque vai funcionar das 4h30 às 22h e terá segurança de 50 guardas municipais 24 horas por dia

Alexandro Mota (alexandro.mota@redebahia.com.br)

Imagine um quintal com 700 mil m², com parquinho para as crianças, garantia de aventuras para os adolescentes, área de meditação, espaços para shows e para os idosos se exercitarem.


É assim que moradores do entorno do Parque da Cidade Joventino Silva, no Itaigara, veem o espaço, que foi reinaugurado pelo prefeito ACM Neto neste sábado, às 9h, após reforma de dois anos que ampliou as atrações da área de

Visitantes um dia antes da reabertura (Foto: Marina Silva/CORREIO)

reserva de Mata Atlântica e restinga.


"O parque sempre foi o meu quintal. Moro perto da Comercial Ramos (Avenida ACM) e desde jovem venho aqui. A reforma deixou tudo massa, senti falta só do castelinho, foi ali que dei o primeiro beijo na primeira namorada", lembra sorridente o autônomo Abel Nascimento, 56.


Ontem, ele, que caminha diariamente com os cachorros pelo parque, resolveu levar o neto Arthur, 1, para inaugurar extraoficialmente o parquinho. Com 75 anos, a comerciante Maria Martins se emociona ao lembrar que criou quatro filhos com a venda de produtos para os frequentadores do Parque.

Família se diverte no Parque da Cidade e faz selfie em brinquedo (Fotos: Marina Silva/CORREIO)
Garotos se divertem em balanço: playground público e colorido


"Amo isso aqui. Meus filhos não querem mais que eu trabalhe, mas eu quero", afirma Maria, ostentando uma carteirinha de vendedora ambulante de 1980, ano em que começou a trabalhar no local, que ontem recebia os últimos ajustes.


Hoje de manhã, o prefeito enterrou duas cápsulas com desenhos e pedidos de crianças, em um ato simbólico. Uma delas será aberta em 2030, ano proposto pela ONU como prazo para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, e a outra em 2049, quando Salvador comemora 500 anos.

Praça com estátua do pensador Confúcio: cercada de orquídeas
Guardas municipais fazem segurança do parque, que terá vigilância 24h


Durante a programação de reabertura, o estacionamento será gratuito. Outra dica é se proteger do sol, especialmente para quem for assistir aos shows no anfiteatro Dorival Caymmi – a arquibancada foi duplicada. O parque vai funcionar das 4h30 às 22h e terá segurança de 50 guardas municipais 24 horas por dia.

Correio24horas