Salvador

Pontos de drive-thru para vacinação contra a Influenza são ampliados; veja locais

Campanha já conta com a adesão de 60 mil pessoas nos dois primeiros dias da primeira fase

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

A partir desta quarta-feira (25), a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ampliou os pontos de vacinação contra Influenza no esquema drive-thru, onde os idosos são vacinados dentro dos carros.

Foto: Divulgação/Secom

Além dos serviços que já estão em funcionamento no Complexo Clementino Fraga, nos Barris, Arena Fonte Nova, em Nazaré, Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio, e na Escola Bahiana de Medicina, em Brotas, as pessoas com 60 anos ou mais também poderão buscar atendimento no campus do Cabula da Escola Bahiana de Medicina, localizado na Silveira Martins A imunização acontece das 8h às 17h, com exceção dos pontos da Arena Fonte Nova e Centro de Convenções, que passam a funcionar, em definitivo, até as 22h.  

Durante os dois primeiros dias oficiais da estratégia em Salvador, iniciada na última segunda-feira (23), mais de 60 mil pessoas procuram as unidades para buscar a dose. Nessa primeira etapa da campanha, serão contemplados idosos (acima de 60 anos) e trabalhadores de saúde como enfermeiros, higienizadores, condutores de ambulância e demais profissionais que atuam diretamente no setor.

“Estamos ampliando gradativamente os pontos de vacinação no esquema drive thru-para garantir que a campanha contra a Influenza aconteça de forma segura e sem aglomerações. Vale salientar que, além dos pontos da imunização dentro dos veículos e dos mais de 140 postos de saúde onde as doses estão sendo dispensadas, também manteremos a vacinação domiciliar dos indivíduos acamados e a estratégia extramuros com envio de equipes de saúde aos abrigos de idosos”, explicou Doiane Lemos, subcoordenadora de Controle de Doenças Imunopreveníveis da SMS.

Para os trabalhadores de saúde, a vacinação ocorre nas unidades básicas do município, das 8h às 16h30. Esse público deverá apresentar, além do documento de identificação e cartão do SUS, a carteira profissional.

Calendário
 A vacinação para os maiores de 60 anos ocorrerá de acordo com o seguinte calendário. Até sexta-feira (27), serão imunizados idosos nascidos em janeiro, fevereiro e março. De segunda-feira (30) até o próximo dia 3, é a vez dos nascidos em abril, maio e junho. Dos dias 6 a 10 de abril, o imunobiológico será aplicado aos nascidos em julho, agosto e setembro. Por fim, a vacinação para os nascidos em outubro, novembro e dezembro acontece nos dias 13 a 17 de abril.

Mobilização
A campanha de vacinação contra a influenza seguirá até dia 22 de maio, sendo 9 de maio o dia “D” de mobilização nacional. A vacina estará disponível em três fases para os grupos prioritários. Depois dos idosos (a partir de 60 anos) e trabalhadores de saúde, serão imunizadas as puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), jovens de 12 a 21 anos de sob medidas socioeducativas e professores, além de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.