Salvador

População de Nova Sussuarana recebe mutirão do glaucoma neste sábado (28)

Atendimento gratuito para previr e tratar a doença

Bahia Prime
Redação Bahia Prime
A Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Clínica Pró-Oftalmo, realiza neste sábado (28), um mutirão do glaucoma na Escola Municipal Nova Sussuarana, localizada na Rua Rubens Zardival. A ação visa facilitar o acesso ao diagnóstico precoce da doença que pode causar cegueira.

Durante a mobilização, os pacientes que receberem diagnóstico positivo para o glaucoma preencherão uma ficha para retirar o colírio que trata a patologia em uma das 15 unidades de referência conveniadas à rede municipal. O glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira. Há vários tipos de glaucoma.

O glaucoma crônico simples ou glaucoma de ângulo aberto, que representa mais ou menos 80% dos casos, incide nas pessoas acima de 40 anos e pode ser assintomático. Ele é causado por uma alteração anatômica na região do ângulo da câmara anterior, que impede a saída do humor aquoso e aumenta a pressão intraocular.