Salvador

Porto da Barra está entre as praias impróprias para banho neste fim de semana

Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) divulgou mais 11 praias não recomendadas para o banho de mar

Da Redação
- Atualizada em
Localidade do Porto da Barra, que segundo o Inema está impróprio para o banho
Atenção baianos e turistas! Uma das praias mais populares de Salvador encontra-se imprópria para banho neste fim de semana, segundo divulgou um boletim do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), nesta sexta-feira (08). O Porto da Barra, nas proximidades da rua Cezar Gama (em frente à escada central de acesso à praia), está entre as 11 praias não recomendadas para o banho de mar, neste sábado e domingo.

Além da região citada acima, o Inema chama atenção para que os banhistas evitem a Penha (em frente à Igreja N. S. da Penha), Pedra Furada (atrás do Hospital Sagrada Família), Roma (em frente à Rua Professor Roberto Correia), Canta Galo (atrás da antiga fabrica da Brahma, atual FIB), Rio Vermelho (em frente à Igreja N. S. Santana), Armação (em frente ao Clube Inter. Pass), Boca do Rio (em frente ao Posto Salva Vidas), Corsário (em frente ao Posto Salva Vidas), Patamares (em frente ao Posto Salva Vidas Patamares) e Buraquinho (em frente a barraca de praia Chalé). Nas demais praias da região metropolitana de Salvador, as condições são normais, lembrando que deve-se evitar o banho de mar em tempo chuvoso.

O diagnóstico das condições de balneabilidade é obtido mediante o recolhimento de amostras em 30 praias de Salvador, mais quatro praias de Lauro de Freitas, durante cinco semanas. O material é analisado e os exames bacteriológicos confirmam as praias impróprias para o banho. A praia é considerada própria quando houver no máximo em 80% das amostras, 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou ainda 100 enterococos por 100 mL de água. Ainda que nas análises anteriores a qualidade da água esteja dentro dos parâmetros considerados próprios para banho, se o valor obtido na última amostragem for superior a 2500 coliformes termotolerantes ou 2000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água, a praia é considerada imprópria.