Salvador

Praias e locais mais escuros são alguns dos pontos para ver a superlua

Fenômeno acontece nesta segunda-feira (14). Previsão de tempo nublado durante a noite pode impedir visibilidade

Redação Correio 24h
Nas próximas horas desta segunda-feira (14) a superlua estará visível no Brasil. Para que o fenômeno possa ser visto em sua totalidade, é necessário que o tempo esteja aberto, com poucas nuvens. A previsão para a capital baiana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de que o tempo fique nublado a parcialmente nublado, com chuvas isoladas.
Para os que querem tirar boas fotos ou mesmo observar os fenômenos não há mistério: basta observar a lua de qualquer ponto da cidade, de preferência em locais abertos, onde não há interferência na paisagem. Outra dica são os locais mais escuros, como as praias, em que a luminosidade da lua tende a ser percebida com maior intensidade.
O fenômeno da superlua também provoca mudança nas marés. As marés cheia e baixa devem ser com maior intensidade, mas não provocam mudanças drásticas. O satélite deve ficar com a aparência de que está cerca de 14% maior e 30% mais luminosa do que a habitual lua cheia.
A chamada superlua se explica pela proximidade do astro com a Terra, que está 48,2 km mais próximo. Esta é a segunda (e maior), das três superluas, de 2016. O mesmo fenômeno só deve voltar a ser visto em 2034.
Correio24horas