Salvador

Mudanças no trânsito da Av. ACM começam na quarta (1º); prefeitura detalha

De acordo com a prefeitura, as mudanças no trecho devem duram um ano

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

A Prefeitura anunciou, na tarde de segunda-feira (30), algumas mudanças para pedestres e motoristas que transitarem na Avenida ACM e irão ocorrer a partir desta quarta-feira (01). As mudanças são em função do BRT e é esperado que elas durem um ano.

O canteiro do canal Camarugipe será isolado por tapume, onde não será mais permitida a travessia entre as pistas principal e marginal pelas pontes. A travessia deverá ser feita pelas extremidades da área tapumada. Na pista marginal, os pedestres devem utilizar sempre, na área isolada, a calçada da direita. O passeio da esquerda foi reduzido ao longo do canal para a colocação dos tapumes.

Foto: Divulgação
Na Avenida ACM, pista principal, não haverá espaço de passeio para pedestres ao longo do canteiro do canal, no sentido Lucaia. A circulação de pessoas estará proibida por segurança, já que as obras pesadas estarão ocorrendo dentro do canteiro e próximo à faixa de rolagem, o que deve acontecer na via marginal. Para além da calçada, o tapume irá ocupar parte da pista principal. O número de faixas para veículos continuará o mesmo.

No trecho entre a Igreja Universal e o Centro de Atenção à Saúde Professor Doutor José Maria de Magalhães Neto (Cepred), a calçada à esquerda da via marginal fiu revitalizada e alargada, corrigindo problemas de ondulações e facilitando o trânsito de pessoas com mobilidade reduzida, sobretudo cadeirantes. Lombo-faixas foram implantadas para garantir a segurança de quem acessa o Cepred.

Já o ponto de ônibus que fica próximo à Igreja Mundial do Poder de Deus, na Avenida ACM, deixará de existir a partir desta quarta (01). Ele será remanejado 350 metros adiante, próximo à sinaleira e faixa de pedestres. As obras do novo ponto serão concluídas nesta terça (31). O ponto de ônibus na região do Cidadela será extinto.
Foto: Divulgação
Com a extinção deste ponto, é possível utilizar o transporte público em um ponto mais adiante, depois da sinaleira que permite a travessia para o McDonald's. Também há a opção da parada de ônibus próxima à Comercial Ramos, que não sofrerá alterações. Nenhum itinerário sofrerá alterações.

Quem anda de carro deve redobrar a atenção: as pistas de acesso e de saída do Cidadela, logo após o retorno da Polêmica, serão fechadas. A velocidade será reduzida para 40km/h