Salvador

Prefeitura faz edital para requalificação da Colina Sagrada

Lançamento será na quarta, às vésperas da Lavagem do Bonfim

Redação Correio 24h

O prefeito ACM Neto lança nesta quarta-feira (10) a partir das 15h o edital de licitação para as obras de requalificação do entorno da igreja do Senhor do Bonfim. A solenidade acontece no próprio Largo do Bonfim e o prefeito vai assinar também contrato com a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 11 milhões, para as obras. A prefeitura vai implementar no local o Caminho da Fé, um espaço para peregrinação e turismo religioso, entre os santuários de Irmã Dulce e a Basílica do Senhor do Bonfim.

Foto: Divulgação
A requalificação vai ampliar os limites da Praça do Largo, para que ela funcione como uma continuidade das escadas do Bonfim. A praça será pavimentada em mosaico de pedra portuguesa branca, com grafismos no piso.

O sistema viário também vai ser redesenhado. As vias que passam à frente da entrada da escadaria principal e a via à frente da Casa dos Romeiros serão suprimidas no novo projeto. Assim, os veículos terão que fazer retorno pelos fundos da igreja, perto da Casa do Juiz da Devoção.

Uma edificação será criada para o abrigo de velas (velários), eliminando risco de incêndio na igreja. Também haverá um espaço para distribuição da Água Benta, que provê aos visitantes acesso à água santificada. As construções serão integradas ao conjunto de casas do entorno.
Foto: Divulgação
Na parte de baixo da colina, o Largo da Baixa do Bonfim (Praça Euzébio de Matos), também será redesenhado, com alinhamento com os arcos da Ladeira do Bonfim. Os vão serão reativados para funções comerciais e de serviços. A praça também terá um pequeno palco para eventos. Com o deslocamento da praça, haverá espaço para um grande estacionamento público, além da crianção de baias para ônibus e vagas para vans e motos. As praças serão ligadas através de rampas e escadarias.