Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Prefeitura faz faxinaço e tira barcos da praia do Rio Vermelho

A medida faz parte do faxinaço que prepara o bairro para a Festa de Iemanjá, na próxima segunda-feira (2)

• 29/01/2015 às 8:29 • Atualizada em 29/08/2022 às 17:11 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
A prefeitura retirou, nesta quarta-feira (28), quatro barcos da praia do Rio Vermelho. A medida faz parte do faxinaço que prepara o bairro para a Festa de Iemanjá, na próxima segunda-feira (2). As embarcações, consideradas fora de utilização, foram recolhidas e encaminhadas ao aterro sanitário da cidade, próximo ao aeroporto. “Ninguém vai tirar os barcos dos pescadores, mas não vamos permitir carcaças na orla. Os que têm condição de uso permanecem”, garantiu a presidente da Limpurb, Kátia Alves.

Barco sem utilização é retirado da areia da praia do Rio Vermelho (Foto: Marina Silva)

O presidente da Colônia de Pescadores do Rio Vermelho (Z1), Marcos Souza, aprovou a medida. “Eram escombros que serviam como ponto de venda e consumo de drogas, ou abrigo para mendigos. Existia prostituição e até mesmo aliciamento de menores”, comentou Marco. “Muitas coisas erradas acontecem ali durante a madrugada boêmia do Rio Vermelho”, concluiu. A Limpurb havia emitido uma notificação, na segunda-feira, para que os pescadores retirassem as embarcações da areia em um prazo de 48 horas. As que serão usadas pelos pescadores durante a festa deveriam ser colocadas no mar. Segundo a presidente da Limpurb, como forma de dificultar a ação de ontem, alguns proprietários utilizaram cadeados, para dificultar a atuação dos fiscais. A ação de recolhimento continua hoje. O diretor de Operação da Limpurb, Ronaldo Ferreira, espera que aconteça de forma pacífica. “É algo necessário. O local abriga muita sujeira. Vamos voltar e conversar com as pessoas para que elas compreendam”, afirmou o diretor. De acordo a assessoria da empresa, se ocorrer resistência por parte dos donos para a retirada das embarcações, a Polícia Militar acompanhará os fiscais para garantir a realização do trabalho. Agentes da prefeitura seguem realizando a limpeza das praias, poda das árvores e recapeamento do asfalto do Rio Vermelho até os festejos de Iemanjá. A estimativa é de que um milhão de pessoas transitem pelo bairro entre o final de semana e a segunda-feira. No dia da festa, a Banda do Rio Vermelho e o Bailinho de Quinta são algumas das atrações que vão animar o palco montado na Praça Brigadeiro Faria Rocha, próximo à Companhia da Pizza.

Agentes da Limpurb retiram suporte de barco. Donos de embarcações haviam sido notificados sobre limpeza (Foto: Marina Silva)

Para conhecer um pouco mais sobre a tradição dos festejos, a Casa de Iemanjá estará aberta para o público. O espaço conta com informações sobre a lenda da sereia, além de imagens e representações. A programação oficial dos festejos começa na madrugada de segunda, às 3h, quando é oferecido o presente de Oxum nas águas do Dique do Tororó. Depois, os pescadores seguem para o Rio Vermelho onde, às 5h, é aberta oficialmente a Festa de Iemanjá, com uma alvorada de fogos e a chegada do presente principal, que a cada ano é uma surpresa. Quem quiser garantir a entrega do seu próprio presente para a Rainha das Águas conta com cerca de 700 balaios. O público tem até a tarde para deixar seus presentes na colônia de pescadores. No fim da tarde, dezenas de embarcações saem em um cortejo marítimo, para a entrega das oferendas.
Correio24horas

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador