Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
BAHIA

Prefeitura planta 17 mudas de árvores na Praça do Campo Grande

Ação introduziu cinco novas espécies de plantas no local na manhã desta sexta

• 22/01/2016 às 17:16 • Atualizada em 28/08/2022 às 7:21 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Cinco novas espécies de árvores estão habitando o Campo Grande desde a manhã desta sexta-feira (22), quando foi iniciado o plantio de 17 mudas na Praça Dois de Julho. Moradores da região participaram da ação, que é realizada pela Secretaria da Cidade Sustentável (Secis). A primeira muda plantada foi de um Flamboyant, próximo ao centro da praça, e contou com ajuda da psicóloga Vitória Barreto, 26 anos.“Eu fiquei muito admirada e agradecida por essa atitude. Eu estava acompanhando as podas das árvores e estava achando tudo muito estranho. Procurei a secretaria para entender o que estava acontecendo e disseram uma das mangueiras estava com uma praga”, contou Vitória, se referindo à poda de uma mangueira próxima ao local.
Foto: Bruno Concha/ Divulgação
Vitória disse ainda que o momento de plantar é uma oportunidade de manter uma conexão com a natureza. “Eu gostei muito, tem um significado muito maior, além da plantação em si. A gente passa a entender algumas coisas como a importância da purificação da água e da terra adequada”, explicou. Ela pretende participar de outras ações de plantio.Na praça, foram plantadas quatro mudas de pau-brasil, três de acácia, três de pau-ferro, quatro de flamboyant e três de pata de vaca. “Aqui nós temos uma variedade muito grande de espécies. A Praça do Campo Grande é um viveiro a céu aberto. Algumas árvores já foram retiradas no passado e agora estamos recompondo esse espaço”, explicou o secretário André Fraga.Segundo Fraga, as ações de plantio acontecem semanalmente e a meta é chegar até o fim do ano com 100 mil mudas plantadas em toda cidade. Desde 2013, já foram plantadas cerca de 40 mil em diversos pontos.A professoa Neide Santana também participou da plantação da segunda muda de flamboyant, já na área externa da praça. “A gente faz com gosto para que a muda cresça. Sempre faço caminhadas por aqui e já estava sabendo da ação e vim participar”, contou.CuidadoA dificuldade é conseguir manter todas as plantas, já que muitas sofrem ações de vandalismo, diz o diretor de Parques e Jardins da Secis, Weber Reis. “Muitas pessoas quebram os galhos das mudas ou roubam. Isso acontece com muita frequência aqui em Salvador. Então, a gente pede que as pessoas cuidem realmente das mudas”, recomendou.
Foto: Bruno Concha/ Divulgação
A próxima ação deve acontecer em conjunto com a inauguração das obras do Rio Vermelho, quando serão plantadas cerca de 100 mudas. A secretaria já iniciou a preparação do solo para que seja realizada a iniciativa no bairro. A expectativa é que, conforme cada trecho seja liberado, as mudas sejam plantadas.Durante a plantação, os jardineiros colocam um hidrogel que ajuda na absorção dos nutrientes. “Ele mantém a terra úmida, o que contribui para a absorção dos nutrientes”, explicou Weber Reis. Além disso, a terra é preparada para receber as mudas com adubo e calcário.Quem tiver interesse pode solicitar a plantação de mudas por meio do site. A solicitação é avaliada por técnicos da Secis. “O que é mais importante nesse requerimento é que a gente possa perceber que a comunidade é atuante e que vai cuidar das plantas para que elas se fortifiquem”, destacou Reis.O período de chuvas é o preferencial para fazer a plantação das mudas, porque garante que as plantas se firmem. Locais que têm o sistema de irrigação automático – com a Praça do Campo Grande – também têm preferência para a realização da ação.
Correio24horas

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia