Salvador

Prefeitura promove atendimentos de saúde gratuitos neste sábado (31)

A ação será realizada nos bairros de Fazenda Grande do Retiro, região do Cabula e Arenoso

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)


A Prefeitura vai promover atendimentos de saúde gratuitos neste sábado (31). A ação será realizada nos bairros de Fazenda Grande do Retiro, região do Cabula e Arenoso.  

Cabula


Os moradores poderão fazer aferição de pressão arterial; avaliação clínica, nutricional e pediátrica; avaliação odontológica; teste de glicemia capilar; serviço de vacinação; testes rápidos para a detecção de doenças sexualmente transmissíveis; escovação supervisionada. As atividades serão realizadas das 08h às 12h.

Atendimento será realizado na Associação dos Moradores do Amazonas de Baixo (AMAB), Cabula IV. Para os atendimentos de saúde, é necessário apresentação do documento de identificação pessoal e cartão SUS.

Além disso, é possível fazer acompanhamento de saúde do Serviço Bolsa Família, como pesagem e medição das crianças e gestantes, e serviço social.

Na ocasião, uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), prestarão orientações a comunidade sobre o controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya.

Fazenda Grande do Retiro

Ação, que será realizada na Escola Estadual Bento Gonçalves, oferece testes de glicemia, medição de pressão arterial e distribuição de preservativos. As atividades serão realizadas das 8h às 12h.

Para os atendimentos de saúde, é necessário apresentação do documento de identificação pessoal e cartão SUS.

Na ocasião, também será realizada atualização de saúde do Bolsa Família. É necessário a apresentação da Caderneta de Saúde da Criança (para menores de sete anos) e cartão de gestante (apenas para mulheres grávidas). O objetivo é verificar se as famílias atendidas pelo Programa estão cumprindo as exigências do Governo Federal: as crianças devem estar vacinadas e as mulheres, caso estejam grávidas, devem ter acompanhamento pré-natal.



Arenoso


Uma equipe da Vigilância Ambiental (VISAMB), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, composta por 05 técnicos, estará de prontidão para análise da água dos reservatórios residenciais, no bairro do Arenoso, neste sábado (31). Os moradores deverão levar uma amostra de 200 ml (um copo), para análise do teor de cloro.

O principal objetivo é minimizar os riscos à saúde da população, sobretudo, na prevenção de doenças hídricas evitáveis, como as diarreias, por exemplo.

Na ocasião, o projeto “Viva melhor Sabendo Jovem”, uma parceria da Secretaria Municipal da Saúde com a Unicef e unaids, vai promover  testagem rápida para a detecção do vírus HIV.


Serviço
Atendimentos de saúde gratuitos
Dia:
sábado (31)
Horário: das 8h às 12h
Locais:
Cabula
Local: Rua Direta da Lagoa, nº07, Amazonas de Baixo (AMAB- Associação dos Moradores do Amazonas de Baixo), Cabula IV.

Fazenda Grande do Retiro
Local: Escola Estadual Bento Gonçalves, Av. Avenida Melo Moraes Filho, 311, Fazenda Grande do Retiro, (Depois da entrada do Alto do Peru).

Arenoso
Local: Escola Municipal do Beiru, localizada na Rua da Mangueira, 75.