Salvador

Programa Recomeçar oferece capacitação profissional para população vulnerável

Atividades do programa começam no dia 9 de novembro, no Restaurante Popular de Pau da Lima

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) lançam Programa Recomeçar Sempre, que visa ofertar capacitação profissional, na área de gastronomia, para população vulnerável. As atividades do programa começam no dia 9 de novembro, no Restaurante Popular de Pau da Lima.

Esse programa será realizado no espaço multifuncional, para ofertar capacitação, insumos e acompanhamento socioassistencial para as famílias referenciadas nos equipamentos de assistência social do município, como forma de promover geração de renda e autonomia financeira.

Ao final dos cursos, os participantes receberão a credencial de ambulantes, emitida pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), para começarem a empreender. Também foi realizada articulação com a Vigilância Sanitária de Salvador para oferta de orientação sobre boas práticas de higiene.

Participará das primeiras turmas um público prioritário, já selecionado, formado por mulheres chefes de famílias; pessoas e famílias em situação de rua; beneficiários do auxílio moradia; indivíduos e famílias usuários dos serviços de fornecimento de refeição (restaurantes populares); além de assistidos pelos equipamentos socioassistenciais (Cras, Creas, Centros POP, UAIs) e desempregados, com faixa etária entre 18 e 60 anos.

Serão implementados cinco turmas de cursos de preparos de salgados comerciais, cozinha básica, pizza, bombons e trufas, preparo de bolos tradicionais, com 20 alunos cada, que poderá receber alunos com deficiência, pois contará com interprete de Libras.

Para a realização das aulas serão seguidos todos os protocolos municipais para cursos livres como aferição de temperatura, higienização dos espaços, utilização de aventais e máscaras descartáveis e distanciamento social.