Salvador

Rede de supermercados investe em tecnologia para fidelizar consumidor

Um dos principais grupos de varejo de alimentos do estado, o RedeMiX aposta em inteligência artificial, e-commerce, atendimento virtual e etiquetas eletrônicas

Publieditorial

Para interagir com os clientes, RedeMix criou a Rê / Foto: Divulgação RedeMix
Velocidade na troca e recebimento de informações, maior oferta de produtos, necessidade de se diferenciar. O cenário atual dos supermercados no Brasil é de crescimento e inovação. Essas e outras características do mercado varejista fazem com que a tecnologia seja indispensável no setor.  Para se manter competitivo, é essencial, por exemplo, investir em inteligência artificial, e-commerce, atendimento virtual e etiquetas eletrônicas.

Na Bahia, um dos principais grupos de varejo de alimentos do estado, o RedeMiX , tem investido alto em tecnologia e atendimento ao consumidor. Uma das apostas foi a criação de uma persona para interagir com os clientes nos canais de atendimento, através da inteligência artificial. 

Desde o final de 2020, após longos meses de pesquisa no perfil do consumidor da rede, foi concebida a Rê, personagem que atende via chatbot – incluindo delivery, SAC e ofertas - e faz a interação com o cliente em todas as plataformas de comunicação, como instagram, facebook e LinkedIn.

Rê, a voz da marca, é baiana, tem 35 anos, formada em publicidade, tem um filho de dois anos, é decidida e independente. “Entendemos que este tipo de investimento na estrutura digital é um caminho sem volta. Personagens, como a Rê, não são frias, possuem uma história, o suficiente para humanizá-las e encantar o cliente”, explica o diretor da rede, João Cláudio Nunes. 

Com 16 lojas funcionando na Bahia, outra aposta da RedeMix foi a implantação da etiqueta eletrônica, que proporciona mais segurança na atualização de preços, mais celeridade na reposição e transparência junto ao cliente. Além da informação do preço, o cliente pode saber a quantidade de produto que tem em estoque. 

Antenada com as tendência do setor e necessidades mercadológicas, a RedeMiX  ampliou as formas de pagamento e implantou o sistema de Self Checkout ou Autopagamento em duas lojas da rede. Uma praticidade para quem compra poucos itens ou gosta de independência ao fazer o mercado. “É um conjunto de ações que tem como objetivo final fazer com que o cliente goste de comprar conosco e se sinta bem atendido em suas necessidades”, conclui o diretor.   

Diretor do RedeMix, João Cláudio Nunes, aposta em loja conceito no Corredor da Vitória / Foto: Léo Trindade / RedeMix
Loja conceito
Para dar continuidade ao seu projeto de expansão, a RedeMiX investiu R$15 milhões em uma loja conceito para atender os moradores do Corredor da Vitória, uma das áreas mais charmosas da cidade. A unidade conta com projeto arquitetônico que reúne as principais tendências do varejo mundial, com gôndolas baixas, muita luz natural e um mobiliário com fino material de acabamento. 

A unidade, que foi inaugurada no dia 4 de maio, também conta com uma adega com vinhos especiais e um setor de perecíveis com panificação própria, em uma área total de 1.000 m². Instalado no térreo do Vitória Boulevard, o espaço está localizado na Avenida Sete de Setembro. 

Para atender o consumidor da região, a rede irá disponibilizar mais de 500 itens de várias partes do mundo, que compõem as denominadas “gôndolas que dão a volta ao mundo”. “Sabemos que os moradores do Corredor da Vitória apreciam produtos diferenciados e nosso mix vai atender este consumidor”, afirmou João Cláudio Nunes.