Salvador

Salvador como marco da Independência será tema do Dois de Julho este ano; veja programação

Em 2017 é celebrado o 194º aniversário da Independência do Brasil na Bahia

Redação Correio 24h
- Atualizada em

A participação de Salvador na luta pela independência do Brasil do domínio português será o tema dos festejos do Dois de Julho deste ano. Segundo a Fundação Gregório de Mattos (FGM), que organiza os festejos na capital baiana, os preparativos para a festa da Independência, que acontece no próximo domingo (2), estão em fase final.

No 194º ano da Independência, quando o tema será "Salvador - Marco da Independência", fanfarras de seis escolas municipais de Salvador, fomadas por 555 alunos, irão se apresentar, além das já tradicionais manifestações populares durante o cortejo do Dois de Julho.

Na próxima sexta-feira (30), a programação começa com a saída do fogo simbólico, em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, em direção ao bairro de Pirajá. Ele será conduzido pelo Exército e por atletas das cidades de Saubara, Santo Amaro, São Francisco do Conde e Simões Filho.

A programação oficial segue no dia 1º de julho com a celebração do Te Deum, que este ano vai homenagear a historiadora Consuelo Pondé de Sena, que morreu em maio de 2015 e que era uma das incentivadoras da festa. Às 16h está prevista a chegada do fogo simbólico em Pirajá. Em seguida, será acendida a pira no Largo de Pirajá, com cerimônia de hasteamento de bandeiras e colocação de flores do túmulo do General Labatut.

Já no dia 2 de julho, no domingo, a celebração começa às 6h, com alvorada de fogos. O hasteamento das bandeiras, no Largo da Lapinha, está marcado para as 9h e, em seguida, às 9h30, o cortejo parte pelas ruas do Centro Histórico em direção ao Largo Dois de Julho (Campo Grande).

Lá, a celebração oficial do dia se encerra às 17h com a colocação de flores no monumento do Dois de Julho e acendimento da pira do fogo simbólico por José Francisco Rodrigues, cabo atleta da Polícia Militar.

Programação Cultural

O XXV Encontro de Filarmônicas, sob a regência do maestro Fred Dantas, integra a programação cultural da festa, marcado para as 17h30 do próximo domingo (2), no Campo Grande. Na segunda-feira (3), também no Campo Grande, acontece o Baile da Independência, das 17h30 às 21h30, também sob o comando do maestro.

As comemorações se encerram no dia 5 de julho, com a volta dos carros do Caboclo e da Cabocla para o Largo da Lapinha.