Salvador

Salvador ganha primeiro 'Parklet' no Caminho das Árvores

Equipamento dispõe de lugares para bicicleta, pontos de energia elétrica para recarga de celulares e uma minibiblioteca

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

A capital baiana ganhou nesta sexta-feira (11) a primeira estrutura Parklet ("Vaga Viva"), ambiente de convivência aos pedestres e ciclistas. O equipamento foi implantado na Rua Frederico Simões, em frente ao Edifico Advanced Trade, no Caminho das Árvores. Local pode ser utilizado por qualquer pessoa para descansar, conversar e ler.

Estrutura conta com bancos, pontos de energia elétrica e vagas para bicicletas. (Foto: Divulgação/ Agecom)

O Parklet de Salvador tem a medida aproximada a duas vagas de estacionamento para carros, dispõe de três lugares para bicicleta, pontos de energia elétrica para recarga de celulares ou conexão de outros aparelhos eletrônicos e uma minibiblioteca colaborativa, onde qualquer cidadão pode consultar livros, levá-los para casa ou fazer doações.A estrutura também conta com plantas ornamentais e coqueiros, e iluminação diferenciada para o uso noturno.

Foto: Divulgação/ Agecom

Em nota, a Prefeitura de Salvador afirma que está estudando outros locais que receberão os novos Parklets. Para a limpeza manutenção do equipamento, comerciantes e moradores locais vão atuar como parceiros de adoção.O equipamento surgiu nos Estados Unidos com o objetivo de gerar uma discussão sobre a igualdade do uso das calçadas. Outras metrópoles começaram a utilizar o formato, como São Paulo, que é líder no Brasil nesse seguimento e dispõe de 34 estruturas espalhadas pela cidade.