Salvador

Salvador registra 19,6 ºC no dia mais frio do ano

Menor temperatura ocorreu nesta terça-feira, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

Redação do Correio 24 Horas

Os termômetros da capital baiana têm registrado nos últimos dias temperaturas mais baixas e uma coisa é certa: Salvador está mesmo com cara de inverno. O dia mais frio do ano foi na madrugada desta terça-feira (27) quando os termômetros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) marcaram 19,6 °C. 

O clima mais ameno, típico deste período do ano, deve continuar até o mês de agosto e, até lá, as média mínima deve ficar em 21 °C. Durante o dia, a máxima varia entre 26 °C e 27 °C. "Nos próximos dias, o clima deve permanecer assim, sempre com essas chuvas que chegam diminuindo a temperatura, mas acompanhado do sol que costuma aparecer logo depois. São temperaturas consideradas normais para o inverno", explica Marinês Cardoso, meteorologista do Inmet. 

Mas, apesar da baixa temperatura registrada neste mês, julho e agosto são considerados os meses mais frios na capital, com miníma esperada de 18 °C. Durante esses dois meses, nos últimos 30 anos, a temperatura só ficou abaixo disso, em agosto de 2013, quando o Inmet registrou 17,7 °C.

Além das baixas temperaturas, o mês de junho também é um dos mais chuvosos. Para este mês, era esperado que chovesse 243,7 mm. Até o momento, foram registrados 88,3 mm - apenas 30% do esperado. "Apesar de ser um período chuvoso, as chuvas estão aparecendo de forma fraca, sempre ao longo do dia. O dia que mais choveu foi no último dia 5, quando registramos 10,7", pontua Marinês. 

Os meses mais chuvosos na capital baiana são abril e maio, quando são esperadas precipitações médias de 310 mm e 360 mm, respectivamente.