Salvador

Salvador se candidata ao título de 'Cidade da Música' da Unesco

Caso Salvador seja eleita, será a primeira cidade brasileira no âmbito da música a fazer parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Salvador é oficialmente candidata ao título de ‘Cidade da Música’, que faz parte da Rede de Cidades Criativas da Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura das Nações Unidas (Unesco). A candidatura foi divulgada nesta sexta-feira (24) pelo prefeito ACM Neto e o músico Carlinhos Brown, no Candeal. O resultado sairá em dezembro e, caso a capital baiana seja eleita, será a primeira cidade brasileira no âmbito da música a fazer parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco.

A Prefeitura pretende conquistar o título para fortalecer a cultura local e promover internacionalmente a cidade para o turismo e investimentos no segmento da economia criativa. "Temos Carlinhos como principal padrinho do programa e, claro que ele sendo essa voz mundialmente conhecida, mas que também tem um trabalho social de criar oportunidades para crianças e jovens através da música, a gente espera mostrar a música de Salvador e da Bahia como instrumento de inclusão”, disse Neto.O padrinho da iniciativa, por sua vez, agradeceu o convite e falou sobre a músia nas raízes baianas. “Salvador já é uma cidade criativa em várias áreas e essa chancela de Cidade Criativa da Música pela Unesco nos dará uma visibilidade extremamente importante de algo que já somos. Desde (Dorival) Caymmi, que impulsionou Carmen Miranda para o mundo, muitas coisas aconteceram. Acredito que essa visibilidade nos trará oportunidades importantes para o turismo e o conhecimento profundo de conteúdos que sequer são citados, a exemplo do ijexá, assim como no setor econômico. Aqui se respira ritmos, que são modelos sensacionais na disciplina e educação do nosso povo. Somos essencialmente musicais”, disse o cantor.O prefeito também aproveitou a oportunidade para ressaltar a criação do Museu da Música e apresentou outras particularidades que podem ser vantagem para a cidade ao título, como a criação do samba reggae, da guitarra baiana e a invenção do trio elétrico.A Prefeitura aproveitou a oportunidade para entregar dois equipamentos para o bairro. O primeiro será a Praça das Artes, que foi construída pela Prefeitura junto ao projeto da associação Pracatum, que pertence a Carlinhos Brown e também realiza ações sociais na região. Logo depois, será entregue requalificada a Arena Candeal Cosme Dantas By Messi, primeiro campo público com grama sintética no município.