Salvador

Salvador tem madrugada mais fria do ano com 18°; ventania diminui na sexta (7)

Inverno deste ano está mais frio, se comparado a 2016, quando as temperaturas ficaram acima desse valor.

Redação Correio
Salvador registrou na madrugada desta quarta-feira (5) a menor temperatura do ano: 18,6º. Até hoje, o dia mais frio tinha sido no final de junho quando chegou a 19,4º. Segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o inverno deste ano está mais frio, se comparado a 2016, quando as temperaturas ficaram acima desse valor.
Foto: Marina Silva/ CORREIO
Os ventos fortes, que começaram desde o último domingo (2), também contribuem para a baixa de temperatura e devem continuar nesta quinta (6) e sexta (7), de acordo com a meteorologista Claudia Valéria. A ventania, segundo ela, só deve diminuir na sexta.
No início da manhã de hoje a rajada - vento de maior intensidade - chegou  53,3 KM/H por volta das 6h. Ontem, os ventos foram até 59 KM/H. Ainda de acordo com Cláudia Valéria, o tempo segue instável até o final de semana, com chuva isolada, em volume pequeno. A temperatura para hoje deve variar entre 20º e 26º.
O que está acontecendo?
Apesar de os ventos fortes serem característicos do Inverno baiano, meteorologistas explicam que uma massa polar no oceano é a principal causa para a ventania intensa. Segundo a agência Climatempo, as rajadas de vento em Salvador devem ficar em torno de 60 km/h para os próximos dias - quando a média na capital baiana é de cerca de 10km/h.
“Essas rajadas ocorrem todos os anos, mas não ocorrem todos os dias do mês. Sempre tem ocorrência em algum momento do mês e isso volta a se repetir todos os anos. Em alguns, com maior intensidade quando tem alguns fenômenos que provocam”, explica a meteorologista Claudia Valéria, do Inmet. O alerta de perigo potencial segue hoje.
Em Salvador, é comum que as rajadas aconteçam durante a noite, na madrugada e no início do dia, mas podem acontecer a qualquer hora, segundo Claudia Valéria.
A massa polar no oceano, que incide diretamente no continente, associada aos ventos fortes e à umidade elevada, segundo o Climatempo, contribui também para que a sensação térmica seja menor aqui.
Não por acaso, a queda de temperatura nos últimos dois dias virou motivo de piada nas redes sociais. Houve quem associasse o friozinho à proximidade da estreia da nova temporada de Game of Thrones e até a personagem Elsa, a Rainha da Neve, de Frozen. Seja quem for o “culpado”, muita gente resgatou os casacos do fundo do armário.
Segundo a meteorologista Marília Nascimento, do Instituto Nacional de Estudos Espaciais (Inpe), em Salvador a sensação térmica deve ser, pelo menos, 2°C abaixo da temperatura registrada. “Aumenta um pouco o frio. O vento influencia, diminuindo a sensação da temperatura. E quando a temperatura é mais baixa, a sensação térmica é menor ainda”, explica. O tempo deve continuar instável.