Salvador

Salvador tem sete novos bairros; saiba quais são

Com decreto capital baiana passa a ter 170 bairros

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

O prefeito ACM Neto assinou um decreto nesta terça-feira (1º) que oficializa a criação de sete novos bairros na capital baiana. São eles: Chame-Chame, Colinas de Periperi, Dois de Julho, Horto Florestal, Ilha Amarela, Mirantes de Periperi e Vista Alegre. Com isso, Salvador passa a ter 170 bairros.

Segundo Neto, os novos bairros foram estabelecidos pela nova lei definidora em 2017. Neste ano, foram definidos 160 bairros de Salvador, além das três Ilhas (Máre, Frades e Bom Jesus dos Passos). 

"Essa lei foi construída a partir de outro debate na cidade, da análise de todos os elementos históricos e da fotografia atual de Salvador. Ela veio em um contexto onde fomos fortalecendo o trabalho de descentralização administrativa da prefeitura, com o empoderamento dos bairros e temos a presença marcante das prefeituras-bairro nesse contexto”, explicou o prefeito.

A lei 9.278/2017 estabelece critérios para a criação dos bairros, são eles:

Existência de unidade escolar de ensino fundamental, seja ela pública ou privada;
Existência de unidade de saúde, seja ela geral ou especializada;
Existência de logradouro público que permita circulação de veículos de grande porte e de prestação de serviços;
Oferta de transporte público regulamentado e acessível à comunidade.

“Salvador tinha 163 bairros, cada um com uma realidade muito distinta. Podemos dizer que eram 163 cidades dentro de uma cidade, ou talvez mais. São bairros que por sua extensão, densidade populacional e demográfica, são diversos entre si. Às vezes, você encontra, dentro de um só bairro, diversas localidades distintas, com aspectos físicos, econômicos e sociais distintos", finalizou Neto.