Salvador

Salvador terá esquema especial de serviço durante o São João; confira

Unidades de Pronto Atendimento de saúde (UPA), Defesa Civil, Guarda Municipal e Salvamar funcionam normalmente nos dias 22, 23 e 24 de junho.

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em


A Prefeitura de Salvador montou um esquema especial para atender ao público que for curtir o forró no São João de Paripe e do Pelourinho durante o feriadão (de 20 a 24 de junho). A organização inclui órgãos de saúde, ordenamento e trânsito.

Com a realização de jogos da Copa América na cidade nos dias 21 e 23 (sexta e domingo), a operação abrange também os entornos da Fonte Nova e do Farol da Barra, onde acontecem as transmissões dos jogos do Brasil e dos shows pré-jogos.

Saúde
Para ocorrências do São João do Pelourinho e de Paripe, equipes compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas serão disponibilizadas para atendimento nos dois módulos assistenciais.

O módulo montado no Pelourinho ficará localizado na Praça da Sé (próximo a Coelba) e funcionará das 17h às 5h, de 20 a 24 de junho. Já o de Paripe estará na Praça João Martins, com funcionamento das 12h à 0h no dia 22 (sábado) e das 17h às 5h no dia 23 (domingo).

Cada módulo terá uma ambulância do SAMU disponível para agir em casos de ocorrências mais graves. As UPAs e todos os postos de urgência e emergência funcionarão durante todo o período das festas.

Durante o concurso de quadrilha que acontece  entre os dias 19 e 22 de junho na Praça da revolução, em Periperi, o SAMU estará de sobreaviso para atender ocorrências. A Unidade de Pronto Atendimento Adroaldo Albergaria, também em Periperi, também estará em funcionamento.

Ordenamento

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), através da Diretoria de Serviços Públicos (DSEP), realizará uma Operação Especial de São João, na fiscalização e ordenamento do comércio informal em vários pontos da cidade, em especial nos locais onde irão acontecer as festas juninas, como Centro Histórico (Pelourinho), Periperi (quadrilhas), Paripe (Shows).

Além disso, fiscais da Semop já trabalham na coordenação dos ambulantes no entorno da Arena Fonte Nova em dias de jogos, da Copa América, e no espaço montado no Farol da Barra para transmissão dos jogos do Brasil. Para este período junino, não haverá cadastramento de ambulantes, ou seja, os locais das festas estarão disponíveis apenas para os permissionários que já trabalham nos locais.

Iluminação pública

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), através da Diretoria de Iluminação Pública (DSIP), reforçou e ampliou os pontos de iluminação nos acessos à Arena Fonte Nova e no Farol da Barra, no espaço que transmite os jogos da Copa América. Além disso, a iluminação será reforçada para os festejos juninos, nos seguintes bairros: Pelourinho, Paripe e Periperi.

Controle e combate à poluição sonora
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), através da Diretoria de Serviços Públicos (DSEP), realizará ações de combate à poluição sonora durante os festejos juninos. Equipes estarão espalhadas em vários pontos da cidade (locais de festas), além da Arena Fonte Nova e Farol da Barra para realizar o controle do som, a fim de coibir a prática abusiva de emissão sonora em logradouros públicos, conforme estabelece a Lei 5.354/98 – conhecida como Lei do Silêncio. A lei prevê a emissão de 70 decibéis entre 7h e 22h, e 60 decibéis, das 22h às 7h.

Mercados municipais

As feiras e Mercados Municipais que vendem produtos típicos de São João vão funcionar normalmente durante esta semana que antecede a festa, das 8h às 18h. De 20 a 22 de junho passa a funcionar das 7h às 18h, já no dia 23, o funcionamento será das 7h às 13h. No dia 24, os estabelecimentos estarão fechados para limpeza.