Salvador

Solar Boa Vista promove Semana de Combate à Homofobia

A ação faz parte das celebrações pelo 17 de maio, Dia Internacional de Combate à Homofobia

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em
Entre os dias 12 e 16 de maio, o Cine Teatro Solar Boa Vista recebe 3ª edição da Semana Solar de Combate à Homofobia. A ação faz parte a programação do Mês da Diversidade #OcupeSeuEspaço. Composta por atividades que provocam reflexão e discussão sobre homofobia, lesbofobia, transfobia e diversidade sexual, a programação tem o objetivo de reforçar e legitimar espaços de discussão e reflexão acerca dos diversos tipos de preconceito. Vale lembrar que em 17 de maio é celebrado o Dia Internacional de Combate à Homofobia.
"O evento visa discutir e construir políticas públicas em prol dos direitos humanos, se considerarmos os inúmeros casos de violência contra as pessoas LGBTT's [Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais]", ressalta a coordenadora do Cine Teatro Solar Boa Vista, Simone Braz. Iniciativa do Solar Boa Vista, o projeto é promovido em parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e o Coletivo Kiu!.

A programação é iniciada com o Circuito Popular de Cinema e Vídeo (CPCV), por meio do projeto 'CPCV Especial', na terça (12), a partir das 19h30. A entrada é gratuita e o primeiro documentário a ser exibido é 'Atrás dos Olhos', dirigido por Fábio Fernandes e André Araújo, que participam de um bate-papo após a sessão. O filme tem classificação de 12 anos.

Já na quinta (14), o Solar promove uma roda de conversa com a temática 'Lesbianidades e Negritudes' citando vivências de mulheres lésbicas e negras, e as implicações na produção de discursos e lugares sociais, ao mesmo tempo em que estes podem resultar em tensões e preconceitos. No último dia, no sábado (16), acontece o Minicircuito dos Direitos Humanos pela Diversidade, das 13 às 23 horas. O evento é uma parceria do Núcleo de Políticas para LGBTT's da SJDHDS com o Solar Boa Vista. Clique aqui e veja a programação completa!