Salvador

Sucom realiza operação no final de semana e multa dez poluidores sonoros em Salvador

Foram apreendidos oito aparelhos de som e emitidas 24 notificações

Da Redação (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Na operação realizada pela Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), neste final de semana, em Salvador, foram apreendidos oito aparelhos de som, aplicados dez autos de infração e emitidas 24 notificações. Os agentes do órgão, juntamente com o apoio das Companhias Independentes de Polícia Militar (1ª, 12ª, 13ª, 15ª, 37ª e 39ª), percorreram diversos bairros da capital baiana. Os principais focos da operação foram o Rio Vermelho, Itapuã, Abaeté, Pituba, Pernambués, Boca do Rio, Liberdade, Caixa D’Água, Curuzu e Lapinha.


No boêmio Rio Vermelho, os técnicos da Gerência de Fiscalização e Prevenção à Poluição Sonora da Sucom (Gefip) chegaram a registrar 92 decibéis emitidos pelo equipamento de um veículo. O responsável pelo carro foi autuado e teve o equipamento removido do automóvel. Procedimento semelhante foi adotado em Itapuã, no trabalhos para punir o proprietário de um som automotivo com emissão de 88 decibéis.


De acordo com a Lei Municipal n°5.354/98, os limites sonoros estabelecidos são de  70 decibéis das 7h às 22h e de 60 decibéis das 22h às 7h. A Sucom segue atuando em regime de plantão 24h e pode ser acionada pelo Disque Poluição Sonora, através do telefone (71) 2201-6660.