Salvador

Terminal de ônibus de Pituaçu é inaugurado nesta sexta-feira (23)

Infraestrutura possui quatro pavimentos, diversas lojas, praça de alimentação e serviço e acessibilidade

Redação iBahia

Com capacidade para 280 mil pessoas, o terminal de ônibus de Pituaçu foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (23) e contou com a presença do governador Rui Costa. A infraestrutura possui 42.900 metros quadrados de área construída, com quatro pavimentos, diversas lojas, praça de alimentação e serviço e acessibilidade.

Foto: Matheus Pereira/GOVBA
O equipamento, que contou com um investimento de 81 milhões, está localizado na marginal da Paralela, entre as avenidas Gal Costa, Pinto de Aguiar e São Rafael.

“Além das seis linhas metropolitanas de ônibus já existentes, que fazem o trajeto via orla, e que terão este terminal como destino final, vamos acrescentar novas linhas, vindas de Candeias, Madre de Deus e São Sebastião do Passé, via BR-324, que passarão pela Avenida Gal Costa, para chegar até aqui”, explicou o governador.
Foto: Matheus Pereira/GOVBA
O novo terminal complementa a série de medidas tomadas pelo Governo do Estado para otimizar a mobilidade urbana em Salvador, e se soma às linhas 1 e 2 do metrô, às respectivas passarelas e estações, bem como às novas avenidas inauguradas, a exemplo da Via Barradão e da Linha Azul.

Estrutura
No terminal, que possui 25 baias para ônibus, irão circular, de imediato, linhas metropolitanas, como a 849 URB (Vilas de Abrantes), 857 URB (Arembepe) e 860I (Portão via Pinto de Aguiar), e, num segundo momento, linhas urbanas. O equipamento tem capacidade para até 175 coletivos por hora. Os usuários poderão contar com elevadores, escadas rolantes, rampas, passarelas, piso tátil, sala de primeiros socorros, dentre outros.
Foto: Matheus Pereira/GOVBA
A variedade de lojas contempla a parte de alimentação e de serviços. Uma clínica, com 22 especialidades médicas, também está situada no local. Toda a área será coberta por rondas constantes, efetuadas por agentes de atendimento e segurança, além de 139 câmeras, supervisionadas pelo Centro de Controle Operacional.

Inicialmente, o terminal vai funcionar das 5h às 22h30, mas, quando as linhas que rodam apenas na capital passarem a entrar no equipamento, o horário será estendido, indo de 4h30 às 00h30.