Salvador

Terminal de Salvador recebe ponto de lavanderia e assistência social a moradores de rua

Iniciativa de auxílio durante enfrentamento do coronavírus teve início na última terça-feira (31)

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

O Terminal do Aquidabã, em Salvador, abriga desde a terça-feira (31) um caminhão que vai oferecer diversos serviços para pessoa que estão em situação de rua na cidade, durante o período de enfrentamento ao coronavírus. 

Entre os serviços oferecidos na iniciativa, feita pela Prefeitura em parceria com a Agência Adventista para o Desenvolvimento e Recursos Assistenciais Leste (Adra), estão a lavanderia industrial, alimentação e assistência psicossocial.

Foto: Valter Pontes/Secom

“Essa é mais uma ação dentro e um conjunto de iniciativas que a Prefeitura vem adotando para dar apoio as pessoas em situação de rua e mais pobres da cidade. Já foi iniciada, na semana passada, a distribuição das refeições diárias e, ontem, anunciamos um pacote de medidas na área social, além da entrega de uma unidade de acolhimento para 160 pessoas na Calçada”, pontuou o prefeito ACM Neto.

A estrutura, trazida de outro estado à capital baiana, possui três compartimentos, sendo uma cozinha para preparação das refeições; uma sala para atendimento psicossocial e outro compartimento com máquinas industriais de lavagem e secagem. O acesso será ao serviço será feito através das equipes de abordagem social da Adra e Sempre, com reforço de 15 voluntários.

O caminhão vai realizar no local 500 atendimentos por dia, inclusive aos finais de semana, no horário das 8h às 15h. Um dos serviços é o de lavagem de roupas e pertences. A lavanderia industrial tem capacidade para lavar e secar 280 kg de roupa e cada processo dura cerca de uma hora e meia. Também serão fornecidas no local 500 refeições diariamente.

Quem procurar o serviço também vai passar por acompanhamento psicossocial, sendo orientado quanto à higienização e necessidade de abrigamento. Quem decidir sair da rua será encaminhado para uma das vagas nas unidades de acolhimento provisório oferecidas através da Sempre.