Salvador

Transalvador terá posto de atendimento extra para emitir credenciais de estacionamento

Para obter a credencial, os interessados devem comparecer ao local da ação com formulário de solicitação preenchido e assinado e levar os documentos pessoais

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Transalvador terá posto de atendimento extra para credenciamento de estacionamento. A loja Ferreira Costa, localizada Avenida Luís Viana (Paralela), fará emissões de credencial para vagas em estacionamentos públicos e privados neste fim de semana, no sábado (4) – das 8h às 20h30 – e domingo (5) – das 8h30. A iniciativa se estenderá para os demais finais de semana de maio, sempre no mesmo local.

Para obter a credencial, os interessados devem comparecer ao local da ação com formulário de solicitação (disponível no site da Transalvador) preenchido e assinado; documento oficial de identificação com foto, que conste o número do RG e CPF e comprovante de residência. Para deficientes físicos e lactantes também é necessário apresentar atestado médico que indique a deficiência, mobilidade reduzida (com o CID) ou idade gestacional do requerente.

Foto: Bruno Concha / Secom

Tem direito ao credenciamento gratuito idosos com idade a partir dos 60 anos, gestantes ou lactantes, pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Somente em 2019, a Transalvador já emitiu 3.713 credenciais, das quais 2.730 foram para idosos, 436 para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e 547 para gestantes e lactantes.

Outras possibilidades

As credenciais também podem ser solicitadas pelo site da Transalvador ou presencialmente na sede do órgão e nas Prefeituras-Bairro de Itapuã, Cajazeiras, San Martin, Cabula, Paripe e Valéria. O documento para idosos, pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida é válido para todo o território nacional. Já a credencial para gestantes ou lactantes é válida apenas para Salvador.
 
O Conselho Nacional de Trânsito (Contram) determina a reserva de 5% do total de vagas do estacionamento regulamentado a idosos e 2% para pessoas com deficiência, gestantes e lactantes. Para garantir que o direito dessas pessoas seja respeitado, agentes da Transalvador fazem fiscalizações frequentes em estacionamento de estabelecimentos comerciais.

A orientação é que o condutor deixe a credencial em local visível, dentro do veículo, para que seja facilmente identificada pelo agente de trânsito no momento da fiscalização.

Em caso de estacionamento irregular, o condutor é autuado e a infração é considerada gravíssima, com multa de R$ 293,47 e perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).