Salvador

Transporte público e trânsito de Salvador terão esquema especial no dia das eleições; veja

Funcionamento dos ônibus, ascensores e trânsito sofrerão mudanças para atender a população neste dia

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Para atender os eleitores durante o primeiro turno das eleições, que será realizado neste domingo (15), a prefeitura de Salvador montou um esquema especial de transporte público,  segurança, limpeza, ordenamento e trânsito. Confira as mudanças:

Transporte 
A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) preparou uma operação especial, das 5h às 18h, atuando com frota de dias úteis para atender a população. Além disso, serão disponibilizados veículos extras da frota reguladora, que estarão à disposição da fiscalização nas estações da Lapa, Pirajá, Estação Acesso Norte e Mussurunga.

Para acompanhar o atendimento do transporte, mais de 65 agentes de fiscalização estarão nas ruas, além do monitoramento em tempo real de todas as linhas através do Centro de Controle Operacional (CCO).

Ascensores
Excepcionalmente no domingo, o Plano Inclinado Liberdade/Calçada irá operar das 7h às 17h30 com tarifa gratuita. Já o Elevador Lacerda terá sua operação também das 7h ás 17h30 com tarifa de R$ 0,15. Os veículos do sistema Subsistema de Transporte Especial Complementar (STEC) também vão atuar com sua capacidade máxima e frota que circula em dias normais.

Trânsito
A Transalvador montou uma operação de trânsito dedicando atenção especial aos maiores colégios eleitorais. Equipes estarão nas ruas e no Núcleo de Operação Assistida (NOA), a central de videomonitoramento, voltadas para o ordenamento do tráfego e acompanhando os principais corredores, a fim de solucionar com brevidade qualquer situação que possa causar algum prejuízo à fluidez.

Agentes atuarão intensivamente em locais como a Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Vale do Canela; o Colégio Iceia, no Barbalho; a Escola Politécnica da Ufba, na Federação; o Colégio Estadual Luis Viana, em Brotas; e também outras vias que registram grande movimento, como a Av. Mário Leal Ferreira (Bonocô), Rua Silveira Martins (Cabula) e os bairros de Pernambués, Cajazeiras e Itapuã. No momento da apuração, agentes também estarão no entorno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Estacionamento
O estacionamento em via pública será permitido apenas em áreas autorizadas pela sinalização e em conformidade com o Código Brasileiro de Trânsito. Não serão criadas zonas temporárias de estacionamento para o dia da eleição. Os condutores devem ficar atentos à sinalização no local onde deixarem os veículos.

Para informar algum problema no trânsito, o cidadão deverá entre em contato com a autarquia por meio do Fala Salvador, número 156, ou pelo aplicativo NOA Cidadão. Para veículos removidos no domingo, a liberação poderá ser feita a partir da segunda-feira (16).

Limpeza urbana
A Limpurb contará com um efetivo de 2.258 agentes e 69 equipamentos. Serão 1.474 agentes de varrição, 121 de coleta e 663 que atuarão nas equipes especiais. A operação de limpeza será dividida em dois turnos: matutino (iniciando às 6h) e vespertino (iniciando às 16h).

Defesa Civil
Como serviço essencial, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) funcionará em regime de plantão 24 horas. Neste sentido, atenderá normalmente o público no dia das eleições. Em casos de ameaças de desabamento de imóveis, deslizamento de terra e incêndio, a Codesal deve ser imediatamente comunicada através do telefone 199. A chamada é gratuita.

Segurança
A Guarda Civil Municipal (GCM) atuará com aproximadamente 60 agentes, que vao realizar rondas nas principais zonas eleitorais da capital baiana das 8h às 17h. A corporação vai ajudar ainda como escolta para garantir o translado de malotes para pontos sensíveis.

Ordenamento
A fiscalização de combate à poluição sonora, no domingo das eleições, será realizada como é feita em dias úteis. Equipes do órgão, em parceria com a Polícia Militar, irão fiscalizar ruas, bares e restaurantes, aferindo decibéis. O mesmo acontecerá com a fiscalização do comércio informal, informou a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). 

Metrô
O sistema metroviário terá aumento na frota de trem, de acordo com a demanda. A segurança será garantida com os Agentes de Atendimento e Segurança da concessionária fardados e à paisana, e com o monitoramento eletrônico composto por mais de 2.000 câmeras que estão distribuídas nas estações, trens, passarelas de acesso e terminais de ônibus, integradas ao Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária e às Salas de Supervisão Operacional (SSOs) de cada estação.