Salvador

Trem do Subúrbio Ferroviário explode e cinco pessoas ficam feridas

Caso ocorreu na manhã desta quarta-feira (4), na altura do bairro do Lobato

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Um dos vagões do trem do Subúrbio Ferroviário de Salvador pegou fogo e explodiu na manhã desta quarta-feira (4), na altura do bairro do Lobato. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, cinco pessoas ficaram feridas, sem gravidade, em decorrência do tumulto gerado na evacuação da composição férrea.

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros
Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, as vítimas foram atendidas por equipes do 12°Grupamento de Bombeiros Militar (12°GBM/Salvar)  e Serviço Móvel de Urgência (Samu) e encaminhadas para unidades de saúde. Ainda não se sabe as causas do incidente.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), duas mulheres de 27 anos foram encaminhadas para o Hospital do Subúrbio, e um homem 59 anos, uma mulher de 22 anos e outra mulher de 48 anos foram levados para o Unidade de Pronto Atendimento de Paripe.

Em nota, a Companhia de Transportes da Bahia (CTB/Sedur) informou que por volta das 8h30, desta quarta-feira (4), um fusível de alta tensão, que fica na parte externa do trem, estourou, na Estação Lobato, ocasionando uma pequena explosão com o trem parado. O órgão explicou também o que ocorreu com as cinco vítimas.

Confira a nota na íntegra:

A Companhia de Transportes da Bahia (CTB/Sedur) informa que por volta das 8h30, desta quarta-feira (4), um fusível de alta tensão, que fica na parte externa do trem, estourou, na Estação Lobato, ocasionando uma pequena explosão com o trem parado.

A situação assustou os passageiros que saíram do trem, a maioria pela porta com acesso à plataforma, mas outros pelo lado oposto. Durante o desembarque pelo lado oposto, duas mulheres se machucaram de forma superficial, mas sem gravidade. Outras duas passageiras se sentiram mal recebendo imediato atendimento.

Vale ressaltar, que o trem funciona a propulsão elétrica, logo, após a queima do fusível, todo sistema elétrico foi interrompido. Com isso, o trem que fazia o sentido oposto parou na via por cerca de 15 minutos próximo da estação Coutos. Uma passageira decidiu desembarcar e, como o trem não estava na plataforma, se machucou de forma superficial na descida. Ela foi levada até a plataforma por agentes da CTB, e em seguida deixou o local acompanhada de amigos.

Desde o momento do incidente, a CTB realizou todos os procedimentos de segurança, proteção dos passageiros. Uma equipe da SAMU prestou os atendimentos aos passageiros que precisaram.

O trem que teve o fusível estourado foi rebocado para a oficina. Por volta de 8h55, o trem parado em Coutos voltou a operar, com a religação do sistema. O equipamento reserva, que substituirá o trem que teve o fusível estourado, entrará em operação ainda na manhã desta quarta.

A Companhia de Transportes da Bahia (CTB) destaca que realiza cotidianamente a limpeza e manutenção do Sistema Ferroviário do Subúrbio de Salvador. E lembra que o atual sistema será substituído em breve, com a futura entrada em operação pelo VLT (Veículo Leve de Transporte) que já teve o seu projeto conceitual entregue ao Governo do Estado, seguindo o cronograma de implantação do sistema, desenvolvido pelo Consórcio Skyrail Bahia. O novo modal terá 20 km e 22 estações, ligando o bairro do Comércio, em Salvador, até a Ilha de São João, em Simões Filho. As obras estão previstas para começar ainda em 2019.

Veja vídeos: