Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Trens do Subúrbio paralisam atividades nesta quinta-feira

Trabalhadores da CTB suspenderam os serviços para cobrar reajusta salarial

Redação iBahia • 05/10/2016 às 19:29 • Atualizada em 27/08/2022 às 13:16 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Quem utiliza os trens do Subúrbio Ferroviário de Salvador precisa encontrar uma alternativa para se deslocar nesta quinta-feira (6). A paralisação do serviço começou nesta quarta-feira (5) segue até amanhã. Os trabalhadores do sistema suspenderam as atividades com o objetivo de pressionar o governo a reajustar os salários.
Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Ferroviário e Metroviário dos Estados da Bahia e Sergipe (Sindiferro) informou que a decisão foi tomada em Assembleia Geral realizada no dia 27 de setembro. Ainda segundo o sindicato, essa é terceira paralisação em menos de dois meses.

				
					Trens do Subúrbio paralisam atividades nesta quinta-feira
"O motivo de total insatisfação da categoria ferroviária é o reajuste salarial zero oferecido pela empresa CTB; os trabalhadores pedem a inflação do período, 9,27%. Outro agravante, é que os rendimentos estão defasados há 11 anos, desde que os trabalhadores foram transferidos do controle da União, para o município, até chegarem ao estado", diz a nota.
O sindicato informou que 18 mil pessoas são transportadas, todos os dias, nos trens do Subúrbio e lamentou os transtornos provocados pela paralisação. Nos meses de setembro e agosto o sistema também foi paralisado por conta de questões salariais.
Governo do Estado
A Companhia de Transportes da Bahia (CTB), responsável pela administração do serviço, informou em nota que o governo do estado reajustou o salário dos trabalhadores três vezes nos últimos anos. "A CTB esclarece que, desde que o Estado assumiu a gestão do sistema de trens do Subúrbio, em maio de 2013, os salários dos funcionários foram reajustados três vezes, chegando aos 22,42% de aumento acumulado ao longo destes três anos", afirmou. O julgamento do dissídio coletivo de trabalho estava previsto para acontecer nesta quinta-feira, mas foi remarcado para uma data ainda não definida.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador