Salvador

Vai fazer o concurso da Polícia Civil? Ônibus terão esquema especial

Ao todo, foram 48.029 mil inscritos – considerado recorde pela organização

Da Redação, Correio 24h (redacao@correio24horas.com.br)
- Atualizada em

Para garantir que os candidatos que vão fazer o concurso público da Polícia Civil da Bahia neste domingo (22) chegam antes dos portões serem fechados, às 9h, as linhas de ônibus municipais serão reforçadas. Ao todo, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), os coletivos vão funcionar em horário especial, das 6h às 16h, da Baixa do Fiscal até a Ribeira, com exceção da linha 111 – Baixa do Fiscal/Brasilgás, que também vai operar com a frota máxima.

Além disso, os concurseiros podem contar também com três veículos da frota reserva para a Estação Acesso Norte. De acordo com a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), o certame teve 48.029 mil inscritos – número considerado recorde pelo órgão. Só para o cargo de delegado da Polícia Civil serão 129 candidatos concorrendo para cada uma das 82 vagas previstas no edital – ou seja, 10.625 pessoas se inscreveram. 

Os cargos de escrivão tiveram 2.422 inscritos, levando à concorrência de 63 inscritos por vaga. Já para investigador, 34.971 pessoas se inscreveram –chegando, assim, a 39 inscritos por vaga. Os salários podem chegar a R$ 11.389,96 – para delegados, com regime de trabalho de 40 horas semanais. Investigadores e escrivães de polícia aprovados terão remuneração inicial de R$ 3.915,85, também com regime de 40 horas.

Para o cargo de Delegado de Polícia é necessário ter concluído curso superior em Direito. O cargo de Investigador de Polícia exige formação superior em qualquer área e Carteira Nacional de Habilitação “B”, enquanto que o cargo de Escrivão de Polícia requer apenas o curso superior em qualquer área.

Ao todo, são cinco etapas do certame: as provas objetiva e discursiva, o exame biomédico, o teste de aptidão física, além do exame psicotécnico, prova de títulos e a investigação social e de conduta pessoal. Os portões abrem às 8h e fecham, impreterivelmente, às 9h, portanto, é importante que o candidato se planeje e confira com bastante atenção os dados contidos no Cartão Informativo para evitar qualquer contratempo. Desde o início da manhã, o acesso aos principais locais de prova têm registrado trânsito intenso.

De acordo com a Transalvador, o local onde o fluxo de veículos está mais intenso é a na Avenida Joana Angélica, próximo à Faculdade Dois de Julho. Lá, a velocidade média registrada por volta das 8h era de 8km/h. Outros locais como a Avenida Dom João VI e a Avenida Cardeal da Silva (sentido Rio Vermelho) tinham velocidade média de 9km/h e 10km/h, respectivamente. 

Confira as linhas de ônibus que terão reforço

1511    Conj. Pirajá I – Eng. V. Federação Plataforma

1611    Paripe - Pituba Plataforma

0213     Ribeira - Federação Plataforma

0216    Ribeira - Lapa Plataforma

0221     Ribeira-Barbalho/Faz. Garcia Plataforma

1637     Mirante Periperi-Boca do Rio/Rodoviária Plataforma

0403    Caixa D’Água - Lapa Plataforma

1413    Boca da Mata - Lapa OTTrans

1207    Tancredo Neves - Pituba OTTrans

1220    Mata Escura - Pituba OTTrans

1340    Estação Pirajá – Barra 1 OTTrans

0131    Lapa – Patamares R! Salvador Norte

0315    Fazenda Grande Retiro - Itapuã Salvador Norte

1002    Aeroporto-Campo Grande Salvador Norte

0503     Brotas- Lapa Salvador Norte

0803    Pituba - Campo Grande R1 Salvador Norte

0924     Conjunto Marback – Acesso Norte Salvador Norte

0704    Federação - Nazaré Salvador Norte

0915    Vale dos Rios / Stiep R4 Salvador Norte

0102    Barbalho-Iguatemi Salvador Norte

0931    Rio das Pedras – Campo Grande R1 Salvador Norte

1051    Estação Mussurunga Barra R1 Salvador Norte

1053    Estação Mussurunga Barra 3 Salvador Norte

R026     Regulador Acesso Norte Salvador Norte 8266 1

R026    Regulador Acesso Norte Plataforma 8267 1

R026     Regulador Acesso Norte OTTrans 8268 1

DICAS 

Banca  - A organizadora do concurso é a paulista Vunesp, que propõe provas com foco maior nos conteúdos básicos. 

Português -  A característica da banca é trabalhar com interpretação de textos e charges e tópicos linguísticos envolvendo concordância, ortografia, pontuação, regência e emprego de conjunção. 

Informática - A Vunesp privilegia questões sobre Windows e pacote MS-Office, com destaque para a parte visual.  Na área policial, pergunta sobre redes de computadores e de segurança da informação.

Direito - As provas da Vunesp são ‘legalistas’, segundo professores. É comum a cobrança  em cima da letra da lei, com algumas decisões do Supremo Tribunal Federal, casos práticos e situações hipotéticas. 

Candidatos - Especialistas ouvidos pelo CORREIO indicam que a concorrência é formada por pessoas com nível superior em profissões com carência de mercado buscando estabilidade. 

Estudos - Reserve algumas horas do dia para revisar o conteúdo estudado, principalmente com a resolução de questões cobradas em  provas de certames anteriores. 

Tempo  - Administre para conseguir responder as provas objetiva e discursiva.

Alimentação   - Tanto na véspera quanto no dia da prova, se alimente de maneira leve e saudável. Leve água e barras de cereal para a prova.