Salvador

Vento forte arrasta sinalizador da Marinha de alto-mar para a areia do Rio Vermelho

Os pescadores do bairro se impressionaram com as forças dos ventos que foram capazes de arrastar o objeto tão grande e pesado

Nilson Marinho, do Correio 24h

Um sinalizador da Marinha que fica em alto-mar foi arrastado pelo forte vento na manhã desta terça-feira (4) até a faixa de areia da orla do bairro do Rio Vermelho, em Salvador. O equipamento, instalado a cerca de 10 quilômetros de distância da praia, apareceu nas imediações do Largo da Mariquita e assustou até quem tem intimidade com o mar. Por volta de 1h da madrugada, houve uma rajada de 59 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).


(Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO )

Os pescadores do bairro se impressionaram com a força do vento que foi capaz de arrastar o equipamento conhecido por avisar às embarcações sobre os perigosos bancos de areia. "Se o vento foi capaz de arrastar esse sinalizador, imagina o estrago que ele pode fazer com meu barco?", disse o Luiz Cláudio, 38 anos.

"São dois sinalizadores aqui na região, um que fica aqui e um entre Ondina e Barra. Esse aparelho fica na 'cabeça dos bancos de areia' pra evitar que os barcos encalhem", explica o pescador Raimundo Alves, 59.

O mau tempo, típico desta época do ano, é responsável por diminuir 70% a renda do pescador Raimundo. "Nesse período não temos condições de ir pro mar. A solução é fazer um bico aqui e ali até que o tempo melhore". Em 45 anos de profissão, essa é a primeira vez que ele vê o sinalizar na costa da praia do Rio Vermelho.

Com o mar grosso, a única opção é recolher as pequenas embarcações que beiram a costa em busca de pescados. O pescador José Alberto, 52, decidiu recuar seu barco e esperar o mau tempo ir embora jogando baralho. "Com esse tempo assim, a única opção é jogar um buraco e esperar o sol voltar", brincou.            

A Marinha informou ao CORREIO que enviou um preposto até o local para avaliar a situação e remover o sinalizador. Segundo os pescadores, o equipamento mede cerca de 8 metros e pode ultrapassar uma tonelada.