Salvador

Via Metropolitana que ligará Estrada do Coco e CIA-Aeroporto será inaugurada em março

Estrada de 11,2km terá praça de pedágio em apenas um sentido da via

Redação Correio 24h
- Atualizada em

A partir de março, quem quiser ir para o Litoral Norte terá uma nova alternativa, com a inauguração da Via Metropolitana, que liga Camaçari e Lauro de Freitas, em uma estrada com 11,2km de extensão. A nova via terá uma praça de pedágio da Bahia Norte, e terá os mesmos preços já praticados pela empresa. Atualmente, o valor para carro de passeio é de R$4.

O governador vistoriou a obra, fazendo um voo na região na manhã desta quinta-feira (17). A proposta da via é que o percurso seja realizado em 10 minutos, ligando a Rodovia CIA-Aeroporto (BA-526) e a Estrada do Coco, a BA-099. Segundo a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), 56% da obra já foram concluídos.  

“O objetivo é garantir a mobilidade urbana dentro de Lauro de Freitas, uma vez que a BA 99 passando por dentro de Lauro causa engarrafamentos constantes, atrapalha a vida de quem passa. Hoje muitas vezes em períodos de feriados prolongados os motoristas pegam engarrafamentos enormes para acessar a via, desafogar o tráfego, chegará mais rápido ao seu destino”, explicou o governador.

Ainda de acordo com o governador, no sentido para o Litoral Norte, não será cobrado pedágio na via. A tarifa será obrigatória apenas para quem estiver retornando e não tiver passado pela praça de pedágio já existente na Estrada do Coco. “Vamos fazer uma compensação de pedágios pra que as pessoas não paguem duas vezes”, explicou o governador.

Ao todo, foram investidos R$ 220 milhões na obra. Para realização das obras, foram realizados estudos de impacto ambiental, segundo a Seinfra. Estão sendo construídas nove pontes na via, que já estão em fase de acabamento, como as que foram erguidas sobre os rios Paranamirim e Joanes. 

Correio24horas