Além das praias que circundam Salvador, diversos espaços e equipamentos públicos oferecem opções de lazer para os moradores da capital baiana e visitantes, principalmente durante o verão. A previsão é que, entre dezembro de 2015 e fevereiro de 2016, cerca de 4,9 milhões de turistas desembarquem na Bahia, e grande parte deve visitar a cidade, onde há opções gratuitas para todas as idades e gostos. O Dique do Tororó, o Parque de Pituaçu e o Museu de Arte Moderna são algumas das atrações disponíveis durante todo o dia.
Convite à contemplação
No Centro Antigo de Salvador e com vista para a Baía de Todos os Santos, é possível visitar o casarão do século passado e que, entre 1919 e 1979, foi sede do Governo da Bahia. O Palácio Rio Branco, em frente ao Elevador Lacerda e a um quarteirão do Pelourinho, fica aberto à visitação e ainda abriga uma exposição que reúne fotos e pertences pessoais de todos os governadores da Bahia até os dias de hoje.
Ainda às margens da Baía, mas se afastando da região do Comércio, o sítio do Solar do Unhão, na Avenida Contorno, abriga o casarão, a capela e o Palácio das Esculturas do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). Atualmente passando por algumas reformas, o espaço é muito apreciado como uma das mais belas vistas do pôr-do-sol. Uma opção à contemplação, das obras e da natureza.
Passeio Público
Subindo a Avenida Contorno, é possível chegar ao Passeio Público, reinaugurado este ano depois de passar por revitalização, onde também fica o Teatro Vila Velha tradicional espaço cultural de Salvador e que durante todo o ano promove espetáculos, oficinas e cursos.
Dique do Tororó
Além de programações culturais, muitos desses espaços dedicam atenção especial à segurança para que baianos e turistas possam visitá-los com tranquilidade. O local é um convite à prática de caminhada e corrida. Os visitantes podem ainda utilizar a academia pública, andar de pedalinho e ter uma visão privilegiada dos orixás e da Arena Fonte Nova. Durante a noite, e especialmente no final do ano, ocorrem apresentações no Dique, onde uma decoração especial de Natal embeleza ainda mais o espaço, que tem programa para todas as idades.
Parque de Pituaçu
Afastando-se do Centro Antigo, e seguindo em direção à orla, a capital guarda a maior área verde de uso público da cidade, o Parque Metropolitano de Pituaçu que, além de oferecer alternativas para atividades físicas, abriga um museu a céu aberto. Uma das principais áreas com remanescentes de Mata Atlântica, em Salvador, o parque tem quadras poliesportivas, ciclovia, pistas de patinação e skate, parque infantil, e píer para pedalinho. O Parque das Esculturas ou Espaço Mário Cravo fica no interior do Parque Metropolitano, que expõe permanentemente e ao ar livre esculturas do artista plástico baiano Mário Cravo Júnior.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade