|
---|
A partir deste sábado (5), quem for à praia da Barra vai ter que recorrer aos estacionamentos particulares da região para estacionar seus veículos. De acordo com o novo gestor da Secretaria Municipal dos Transportes e Infraestrutra, José Carlos Aleluia, o trecho dda Ladeira da Barra até o Cristo não poderá mais ser utilizado como estacionamento e a medida, além de desafogar o trânsito no bairro, vai dar maior liberdade aos pedestres e liberar a vista para o mar. “Com o estacionamento dos dois lados da via, como vinha sendo feito, até deixar um banhista na praia causava congestionamento”. O objetivo da decisão é liberar a passagem na região e dar mais segurança ao pedestre, que tem o costume de frequentar a Orla do local. Na manhã desta sexta-feira (4), equipes da Transalvador trabalharam na colocação de placas de sinalização em toda a região. No sábado (5) e domingo (6), agentes estarão orientando os motoristas sobre a nova determinação para o trânsito local. O superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, alerta que também não será tolerado o estacionamento nas áreas proibidas e muito menos sobre as calçadas. “Nos finais de semana, na Ladeira da Barra, próximo ao Yacht Club, tem sido muito comum estacionar sobre a calçada. A partir de agora isso não será mais admitido”, avisa Fabrizzio. Segundo ele, equipes com guinchos estarão de prontidão para fazer o reboque dos veículos que insistirem em desrespeitar as normas do trânsito. Antes de assumir a prefeitura de Salvador,
ACM Neto já havia anunciado um projeto de requalificação do local que prevê um calçadão amplo, três pistas em sentido único, proibição de estacionamento, segurança e iluminação. Pelo projeto, o trecho entre o Farol da Barra e o antigo Clube Espanhol, que hoje tem quatro pistas, perderá uma para a ampliação do calçadão. Nas três faixas restantes, o trânsito passará a fluir somente no sentido Ondina-Barra. O motorista que quiser circular no sentido contrário terá que vir por dentro, entrando pela rua Marques de Leão, na altura do Farol da Barra.
Além do trecho da Barra, o estacionamento na avenida Sete de Setembro só será permitido em um dos canteiros e no Comércio o número de vagas de estacionamento público também será reduzido. As medidas seriam para melhorar a fluidez do trânsito nesses pontos da cidade. Segundo Aleluia, novas ações de reordenamento do trânsito também serão realizadas na Avenida Sete, Comércio, Avenida Suburbana e Cazajeiras.