icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SALVADOR

Estudantes das escolas municipais terão Prova Salvador este ano

Cerca de 20 mil alunos do 5º e 9º anos vão ser submetidos à avaliação, que analisa a qualidade do ensino fundamental no país

foto autor

09/09/2014 às 8:04 • Atualizada em 29/08/2022 às 6:19 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
A rede municipal de educação vai ter um índice próprio de avaliação de desempenho. Será o Índice de Desenvolvimento da Educação de Salvador (Idessa), que vai ser calculado a partir da Prova Salvador, prevista para ser aplicada no final de novembro já deste ano.
Cerca de 20 mil alunos do 5º e 9º anos vão ser submetidos à avaliação, que tem os mesmos moldes da Prova Brasil, desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) para analisar a qualidade do ensino fundamental no país. Assim como na avaliação nacional, os estudantes vão responder a questões de Português e Matemática.
Segundo a subsecretária municipal de Educação, Teresa Pontual, o objetivo é melhorar o desempenho dos estudantes da rede no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), calculado com base na Prova Brasil. “A gente tem no nosso plano estratégico metas para o Ideb.
A Prova Salvador tem um equivalente ao Ideb e vai ser aplicada nos anos que não houver a Prova Brasil”, explica. O Ideb é calculado a cada dois anos (nos anos ímpares). Com a Prova Salvador e o Ideb, a educação municipal será avaliada todos os anos, o que, segundo Teresa Pontual vai dar mais agilidade às melhorias na rede de ensino. “Vamos poder corrigir rumos com mais agilidade”.
No Ideb 2013, a capital baiana teve índice 4 no fundamental I (até o 5º ano) e 3 no fundamental II (até o 9º ano). A meta, de acordo com a subsecretária, é chegar a 5,2 no fundamental I e 4,1 no fundamental II no próximo Ideb, que será em 2015.
A Prova Salvador será aplicada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O contrato de dispensa de licitação da universidade com a prefeitura foi publicado no Diário Oficial do Município, na segunda-feira (8), com valor de R$ 610 mil. Matéria original: Correio* Estudantes das escolas municipais terão Prova Salvador este ano

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador