Salvador sedia desta segunda-feira (14) até quarta (16) mais uma edição do Pint of Science, um dos maiores eventos de divulgação científica no mundo, com o propósito de aproximar a ciência dos cidadãos comuns, dando a eles oportunidade de aprender e discutir temas acadêmicos enquanto toma uma cervejinha.
Desta vez, os debates ocorrerão em três bares da capital baiana, reunindo temas como Saúde Pública, Meio ambiente, Automobilismo, Futebol, Blockchains e Farmácia Fitoterápica.
A proposta é esclarecer dúvidas, apresentar pesquisas recentes nessas e em outras áreas do conhecimento e mostrar a beleza e a dinâmica da ciência.
A programação completa está disponível no site pintofscience.com.br e não há necessidade de inscrição. A entrada é gratuita – paga-se apenas o que for consumido nos estabelecimentos – e não há emissão de certificado.
O Pint of Science é uma oportunidade para soteropolitanos terem conversas descontraídas com cientistas e entenderem melhor a dinâmica por trás das pesquisas, atrativos que fizeram sucesso nas primeiras edições do evento na cidade e que devem levar mais de 700 pessoas aos bares.
“Nossa expectativa é de que o público seja ainda maior, pois a primeira edição foi um sucesso em Salvador”, afirmou Denis de Melo Soares, coordenador do evento, em nota.
A programação vai ocorrer nos bares Barravento e Caranguejo do Porto, na Barra, e Tampinha, na Federação.
Neste primeiro dia, haverá bate-papos sobre Universidade e Construção do Conhecimento, Blockchains e Farmácia Viva.
Já nesta terça, o destaque ficará por conta da discussão de Desenvolvimento e o Futuro dos automóveis, Previsões Esportivas e Microbiologia e Meio Ambiente e, na quarta, haverá debates sobre Dança e Sociedade, Baía de Todos os Santos (Kirimurê), e A Luta pelo Direito à Saúde no Brasil.
Veja a programação completa:
Local/Data
14/05, das 19h30 às 21h
15/05,19h30
16/05,19h30
Barravento
“Universidade pública e conhecimento”
João Carlos Salles e Paulo Miguez (reitor e vice-reitor da UFBA)
“Desenvolvimento e o futuro dos automóveis”
Ailton Lima Jr. (Engenharia Mecânica)
“Dança em processo”
Fabiana Dultra Britto (Dança)
Caranguejo do Porto
“BlockChains: o que é? Como funciona?”
Fabíola Greve (Tecnlologia da Informação)
“Marcando um gol de placa: a estatística do futebol”
Paulo Henrique Ferreira da Silva (Estatística)
“Bahia de Todos os Santos (Kirimurê)”
Jaílson Bittencourt de Andrade (Química)
Tampinha Bar
“Farmácia viva: a farmácia social do povo para o povo”
Mara Zélia Almeida (Farmácia)
“Enxergando a natureza com as lentes da microbiologia”
Pedro Milet Meirelles (Biologia)
“A luta pelo direito à saúde no Brasil”
Carmen Fontes de Souza Teixeira (Saúde Coletiva)
De Norte a Sul do país
O Pint of Science nasceu em 2013, como uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra, e se expandiu graças a uma rede de voluntários. Neste ano, 21 países promoverão o evento de forma simultânea.
No Brasil, onde o festival foi realizado pela 1ª vez em 2015, na cidade de São Carlos, o Pint of Science acontecerá em 56 municípios distribuídos pelas cinco regiões e a expectativa é de que 50 mil pessoas compareçam aos bate-papos.