Foi aberta nesta terça-feira (3) a terceira Semana de Ação, Cidadania e Memória, realizada pelo Instituto ACM. A abertura do evento foi marcada por um coquetel e com o início da exposição 'ACM na Cultura da Bahia - pensamentos e ações', a qual mostra ao público ações que o senador realizou em prol do desenvolvimento da cultura na Bahia através de textos, dizeres e imagens.
O presidente da Rede Bahia Antonio Carlos Magalhães Junior, disse que ACM foi um dos criadores da Bahia moderna, ao lado de Jorge Amado e Dorival Caymmi. Ele também destacou a valorização da cultura baiana por parte do ex-governador. "O senador valorizou muito a cultura baiana promovendo seus artistas, seus nomes mais importantes, tanto na música, como nas artes plásticas, como na literatura. O senador ficou muito próximo de pessoas que desenvolveram a cultura baiana, como por exemplo o professor Edgard Santos, o jornalista Odorico Tavares. [ACM] trouxe o poder público para perto dos artistas, conseguindo fazer um trabalho cultural importante". "Nada melhor para celebrar uma semana de aniversário do senador Antonio Carlos do que homenagear a cultura da nossa terra, do que lembrar a sua identidade com tantas e tantas manifestações culturais de Salvador e da Bahia, o que fez ACM como governador, prefeito, senador, para valorizar a cultura. E sobretudo buscar esse exemplo para inspirar as novas gerações, para inspirar os novos governantes, a fim de que esse compromisso com a cultura seja renovado", disse o prefeito ACM Neto. Em seu discurso, o gestor falou sobre a importância política do seu avô para a Bahia e o Brasil e citou dois legados do ex-governador: a recuperação do Teatro Castro Alves e a restauração do Centro Histórico. O curador da exposição, o ex-secretário Paulo Gaudenzi, disse que ACM “bebia de todas as fontes culturais e, assim, alimentava-se da sabedoria de todas elas”. Segundo ele, o ex-governador “estabelecia uma relação duradoura de grande intimidade com o povo, apoiava as manifestações culturais e as fortalecia”. A exposição ficará aberta para visitação até o dia 31 de outubro, de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h e aos sábados, das 9h às 12h. Os admiradores do senador poderão conferir as imagens no próprio Instituto ACM, localizado Rua Saldanha da Gama, nº 2, no Terreiro de Jesus (Pelourinho). Veja mais detalhes sobre a exposição na agenda cultural do iBahia.
A programação continua nesta quarta-feira (4), com uma palestra show com o tema 'Baianidade e Cultura', com a proposta de revelar, através de causos, de música e de história, um pouco mais sobre a cultura da Bahia. Haverá um bate papo musical conduzido por Jorge Portugal e com a participação de Fernando Vita e Geraldo Machado e a musicalidade de Carlos Pita. A palestra acontece às 19h no hotel Sheraton da Bahia, localizado na Avenida Sete de Setembro, nº 1537. Quem for de carro poderá contar com o serviço de manobrista no local. Além de ACM Neto, ACM Junior e D. Arlette Magalhães, viúva do senador, secretários, vereadores, empresários e turistas participaram da abertura da exposição. A Semana de Ação, Cidadania e Memória comemora o aniversário de nascimento de Antônio Carlos Magalhães, cuja data é o dia 4 de setembro. Neste ano, ele completaria 86 anos. *Colaborou Luana Assiz, repórter da CBN
Prefeito ACM Neto e o presidente da Rede Bahia, ACM Júnior, participaram da abertura |
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade