icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SALVADOR

Festival gratuito vem à Bahia em comemoração ao Dia das Crianças

o festival cultural itinerante leva oficinas e espetáculos de arte e música para a cidade no dia 3 de outubro, com entrada gratuita

foto autor

29/09/2015 às 16:18 • Atualizada em 01/09/2022 às 4:07 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Dando continuidade ao Eu Faço Cultura 2014, mais duas cidades serão contempladas com o projeto este ano. Desta vez, Salvador (BA), no dia 3 de outubro, sábado, das 9h às 19h30, na Praça Wilson Lins, no Bairro da Pituba. Assim, as comemorações pelo Dia da Criança serão antecipadas, e o público receberá apresentações de música e teatro, além de oficinas em seis modalidades: circo, percussão, artes plásticas, dança, fotografia e rua brincante. A programação especial conta com muita diversão, atividades culturais e vivências enriquecedoras. O acesso às atrações é gratuito."A nossa expectativa é de que as crianças tenham a oportunidade de conhecer as oficinas, por meio de uma opção de entretenimento que levamos para locais pouco convencionais para esse tipo de ação”, conta o diretor de Cultura da Fenae, Moacir Carneiro. Haverá entrega de certificados de participação e apostilas em todas as tendas onde serão realizadas as oficinas.
Jogos e brincadeiras de rua tradicionais como pega-pega, dança das cadeiras, amarelinha, bambolê, elástico e pula corda também vão garantir a diversão da garotada. No palco, muita música. Quem se apresenta são as bandas MB Grupo e Beto Martins e Banda. Entre as apresentações teatrais estão o Grupo Grio, com o espetáculo “A Velha a Fiar”, e a companhia local de teatro GS Produções, com a peça “A Terra Encantada”. Uma festa para toda a família.O Eu Faço Cultura é o resultado concreto da mobilização do Movimento Cultural do Pessoal da Caixa (MCPC), uma iniciativa da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e das Apcefs. No Brasil, é o maior projeto cultural financiado com recursos do IR de pessoa física. A Lei Rouanet prevê a destinação espontânea de até 6% do Imposto de Renda devido para projetos culturais. Essa é a base de funcionamento do MCPC, que já engajou mais de 30 mil dos empregados da Caixa. É com esses recursos do IR, mais o patrocínio da Caixa Seguradora, que o EFC é realizado.
"Por levar disciplinas culturais a milhares de cidadãos brasileiros, contribuindo para a cidadania e o desenvolvimento pessoal dos participantes, o Eu Faço Cultura é importantíssimo”, destaca Moacir Carneiro. Ele acrescenta: “Passamos por 13 cidades no ano passado e por João Pessoa (PB) em 2015, e a receptividade e a participação das pessoas foram excepcionais. São as doações dos empregados da Caixa que levam esse projeto cada vez mais longe e que o fazem cada vez mais bonito”.Ao longo dos nove anos de existência, o EFC já passou por mais de 70 cidades, com mais de 200 eventos realizados. Cerca de R$ 31 milhões foram arrecadados e investidos, beneficiando mais de 50 instituições e 600 mil pessoas. Os dados do Ministério da Cultura apontam que desde 2006, o MCPC foi responsável por um grande aumento no número de pessoas que contribuem com a cultura via Lei Rouanet no Brasil. Nesse período, as doações cresceram 366%.
Além das capitais paraibana e baiana, o Eu Faço Cultura no modelo 2014 ainda vai passar pela Estrutural, cidade-satélite do DF. Em breve, será divulgada a programação do EFC 2015, cujo formato vai disponibilizar acesso gratuito a manifestações e bens culturais em todo o Brasil.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador