O chamado Carnaval da Copa virou cinzas antes mesmo de botar o bloco na rua. No entanto, vai ter Fifa Fan Fest. E o Furdunço, uma das novidades do Carnaval de Salvador este ano, já é uma das atrações confirmadas, um dia após a prefeitura de Salvador anunciar a realização do evento no Farol da Barra.
Em entrevista ao 'CORREIO', no sábado (31), o secretário municipal de Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, falou sobre o conceito do Furdunço na folia do Mundial. “Serão apresentações no chão, com minitrios e baterias dos blocos afros. É o conceito do Furdunço, que foi tão bem recebido no Carnaval”, conta. No palco, que já está sendo montando, só ficará um telão de 12 por 7 metros de alta definição, responsável por concentrar as atenções e interromper a programação que acontecerá antes e após cada partida que for exibida.
Saiba tudo sobre a Copa do Mundo no Brasil Também já estão confirmadas as baterias do Olodum, Ilê Aiyê, Comanches do Pelô, Apaches do Tororó, Muzenza, Malê Debalê e Didá – que irão se revezar ao longo da programação. Os blocos afros se juntam com outras duas ou três atrações diárias. No primeiro jogo, 13 de junho, na Arena Fonte Nova, por exemplo, após Espanha e Holanda se enfrentarem, o som ficará por conta do Alavontê (grupo por formado Ricardo Chaves, Manno Góes, Magary Lord, Jonga Cunha, Ramon Cruz e Adelmo Casé). Fanfarras, bonecos gigantes, Adão Negro, Ju Moraes e Bailinho de Quinta também entram na programação. Outro que participará da festa é Carlinhos Brown, cantando com a ex-timbaleira Amanda Santiago. “Mesmo com pequeno investimento, talvez o menor do Brasil, não deixaremos de fazer uma festa que representa a cara de Salvador (mesmo) sem megashows”, diz Bellintani. Os artistas, segundo a prefeitura, dispensaram o pagamento de cachês e receberão apenas R$ 4 mil de custeio operacional. Mas os grandes artistas de axé music não estarão de fora da festa, ou melhor, das Fan Fest. Daniela Mercury está confirmada em Belo Horizonte; Cuiabá e Fortaleza terão Asa de Águia; Em Manaus, toca Cheiro de Amor, e em Natal, Araketu e Olodum. Em Fortaleza tem Tomate, e em Porto Alegre, Banda Eva. Segundo Bellintani, o cancelamento do Carnaval da Copa se deu por conta da ocupação hoteleira de quase 100%. Com isso, a folia, que seria para atrair mais turistas, perdeu o sentido. Matéria original: Correio 24h
Fifa Fan Fest terá Furdunço, minitrios, fanfarras e bandas de axé music